Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A proposta é abordar as máquinas simples presentes no cotidiano dos estudantes, como elas funcionam e como são aplicadas em diferentes situações. As máquinas simples, como a alavanca, o plano inclinado, a polia, a roda e o eixo, a cunha e o parafuso, são utilizadas há milhares de anos para facilitar o trabalho humano e tornar as tarefas mais fáceis e eficientes.
Etapa 1 - Exploração
Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de explorar os exemplos de máquinas simples que eles listaram na etapa anterior. Eles deverão identificar o tipo de máquina simples presente em cada exemplo e explicar como ela funciona.Etapa 2 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação da atividade. Eles deverão pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada campo, com base na atividade realizada.Etapa 3 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma, explicando as perguntas criadas em cada campo e como elas se relacionam com a atividade realizada.Etapa 4 - Discussão
Conduzir uma discussão com a turma, utilizando os templates da Dinâmica dos 3 Qs como base. Os alunos deverão responder às perguntas dos outros grupos e discutir as soluções propostas para a aplicação das máquinas simples no cotidiano.Etapa 5 - Conclusão
Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância das máquinas simples e como elas podem tornar as tarefas mais fáceis e eficientes.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação das máquinas simples ao longo da história.
- Proporcionar aos alunos uma experiência prática de criação de um template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do template da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em discutir a aplicação das máquinas simples no cotidiano.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Conduzir as atividades de forma dinâmica e participativa.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar as máquinas simples presentes no cotidiano e explicar como elas funcionam.
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs com perguntas relevantes para a atividade.