Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A proposta é que os alunos aprendam sobre as máquinas simples, como a alavanca, a roda e o eixo, a polia, a cunha e o parafuso. Também irão entender como essas máquinas simples foram desenvolvidas ao longo da história e como elas se tornaram essenciais para nossa vida moderna e como elas são importantes para a realização de tarefas mecânicas. As máquinas simples são dispositivos que ajudam a multiplicar ou mudar a direção da força aplicada, tornando o trabalho mais fácil. Elas são usadas em diversas situações do nosso dia a dia, desde abrir uma garrafa até levantar objetos pesados.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresentar o tema da aula e contextualizar as máquinas simples no cotidiano dos alunos. Pode utilizar exemplos práticos, como abrir uma garrafa ou levantar um objeto pesado, para mostrar como as máquinas simples são importantes no nosso dia a dia.

  2. Etapa 2 - Explanação sobre as máquinas simples

    Apresentar as principais máquinas simples, como a alavanca, a roda e o eixo, a polia, a cunha e o parafuso. Pode utilizar imagens e vídeos para exemplificar o funcionamento de cada máquina simples.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre como as máquinas simples podem ser aplicadas em situações cotidianas, como levantar um objeto pesado ou abrir uma garrafa. Você irá orientar a discussão e ajudar os alunos a pensar em exemplos práticos.

  4. Etapa 4 - Design Sprint

    Os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você irá orientar os alunos em cada etapa, incentivando-os a pensar de forma criativa e colaborativa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os grupos irão apresentar os resultados do Design Sprint para a turma, mostrando como as máquinas simples podem ser aplicadas em situações cotidianas e apresentando soluções criativas para problemas mecânicos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Fazer uma breve reflexão sobre a aula e reforçar a importância das máquinas simples no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
  • Estimular o pensamento criativo e colaborativo dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Coerência e clareza da apresentação do Design Sprint pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos sobre máquinas simples em situações cotidianas.
  • Engajamento dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante a aula.
  • Reforçar a importância das máquinas simples no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Pensar de forma criativa e colaborativa na resolução de problemas.
  • Aplicar os conceitos aprendidos sobre máquinas simples em situações cotidianas.
  • Desenvolver um template de design sprint com soluções criativas e originais.
  • Apresentar o resultado do Design Sprint para a turma de forma clara e objetiva.