Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As máquinas simples estão presentes em diversos objetos e equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia, desde o abridor de garrafas até as máquinas industriais. Os alunos irão aprender sobre as máquinas simples, como elas funcionam e como são aplicadas no cotidiano.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Introduzir o tema das máquinas simples, explicando o que são e dando exemplos de como são utilizadas no cotidiano.Etapa 2 - Estação 1 - Alavanca
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por uma estação. Na estação 1, os alunos irão construir uma alavanca simples utilizando materiais de sucata e observarão como ela funciona. Você irá orientar a construção e explicar o funcionamento da alavanca.Etapa 3 - Estação 2 - Polia
Na estação 2, os alunos irão construir uma polia simples utilizando materiais de sucata e observarão como ela funciona. Você irá orientar a construção e explicar o funcionamento da polia.Etapa 4 - Estação 3 - Rampa
Na estação 3, os alunos irão construir uma rampa simples utilizando materiais de sucata e observarão como ela funciona. Você irá orientar a construção e explicar o funcionamento da rampa.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos retornarão para suas mesas e irão discutir em grupo sobre como as máquinas simples podem ser utilizadas no cotidiano e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.Etapa 6 - Apresentação em grupo
Cada grupo irá apresentar suas ideias e soluções para a turma.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma reflexão sobre a atividade, reforçando os conceitos aprendidos e como as máquinas simples são importantes em nossas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de observação e experimentação dos alunos;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico;
- Aprender sobre as máquinas simples e sua aplicação no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção das máquinas simples;
- Participação na discussão em grupo;
- Criatividade e originalidade das ideias apresentadas;
- Compreensão dos conceitos apresentados;
- Envolvimento nas atividades propostas.
Ações do professor
- Orientar a construção das máquinas simples;
- Explicar o funcionamento das máquinas simples;
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos;
- Promover a discussão em grupo;
- Reforçar os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente na construção das máquinas simples;
- Observar e experimentar o funcionamento das máquinas simples;
- Participar da discussão em grupo;
- Propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas;
- Refletir sobre a importância das máquinas simples no cotidiano.