Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As máquinas simples estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde o uso de uma roldana para levantar objetos pesados até o uso de uma tesoura para cortar papel. Vamos explorar as máquinas simples presentes no cotidiano e como elas são aplicadas para facilitar nossas tarefas mecânicas. Alguns exemplos práticos que podemos encontrar no cotidiano são: o uso da alavanca para abrir uma porta pesada, o uso de uma roda para movimentar um carrinho de supermercado e o uso de uma polia para levantar um objeto pesado.

  1. Etapa 1 - Aula Invertida

    Selecionar previamente alguns vídeos e materiais didáticos sobre máquinas simples presentes no cotidiano e disponibilizá-los para os alunos assistirem em casa.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresentar alguns exemplos práticos de máquinas simples presentes no cotidiano e explicar seus princípios de funcionamento.

  3. Etapa 3 - Orientações

    Em seguida, explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e orientar os alunos a criarem um mapa conceitual sobre o tema “Máquinas simples presentes no cotidiano”, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Elaboração do Mapa mental

    Os alunos devem trabalhar em grupos para criar seus mapas conceituais, utilizando materiais como papel e lápis ou ferramentas digitais.

  5. Etapa 5 - Acompanhamento

    Circular pela sala para auxiliar os alunos no desenvolvimento de seus mapas conceituais e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Ao final da aula, cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as máquinas simples presentes no cotidiano são aplicadas para facilitar nossas tarefas mecânicas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Orientar os alunos a fazerem uma reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela ajudou no aprendizado do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar seus trabalhos para a turma.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual para a turma.
  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Ações do professor

  • Selecionar materiais didáticos sobre o tema.
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
  • Auxiliar os alunos no desenvolvimento dos mapas conceituais.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Assistir aos materiais didáticos selecionados antes da aula.
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Fazer uma reflexão sobre a metodologia utilizada.
  • Participar ativamente da atividade em grupo.