Aula sobre Maquinas Simples Presentes No Cotidiano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As máquinas simples estão presentes em nosso cotidiano de diversas formas, desde o uso de uma roldana para levantar objetos pesados até o uso de uma tesoura para cortar papel. Vamos explorar as máquinas simples presentes no cotidiano e como elas são aplicadas para facilitar nossas tarefas mecânicas. Alguns exemplos práticos que podemos encontrar no cotidiano são: o uso da alavanca para abrir uma porta pesada, o uso de uma roda para movimentar um carrinho de supermercado e o uso de uma polia para levantar um objeto pesado.
Etapa 1 - Aula Invertida
Selecionar previamente alguns vídeos e materiais didáticos sobre máquinas simples presentes no cotidiano e disponibilizá-los para os alunos assistirem em casa.Etapa 2 - Exemplos práticos
Apresentar alguns exemplos práticos de máquinas simples presentes no cotidiano e explicar seus princípios de funcionamento.Etapa 3 - Orientações
Em seguida, explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e orientar os alunos a criarem um mapa conceitual sobre o tema “Máquinas simples presentes no cotidiano”, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Elaboração do Mapa mental
Os alunos devem trabalhar em grupos para criar seus mapas conceituais, utilizando materiais como papel e lápis ou ferramentas digitais.Etapa 5 - Acompanhamento
Circular pela sala para auxiliar os alunos no desenvolvimento de seus mapas conceituais e tirar dúvidas.Etapa 6 - Sistematização
Ao final da aula, cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as máquinas simples presentes no cotidiano são aplicadas para facilitar nossas tarefas mecânicas.Etapa 7 - Conclusão
Orientar os alunos a fazerem uma reflexão sobre a metodologia utilizada e como ela ajudou no aprendizado do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar seus trabalhos para a turma.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual para a turma.
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.
Ações do professor
- Selecionar materiais didáticos sobre o tema.
- Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida.
- Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais.
- Auxiliar os alunos no desenvolvimento dos mapas conceituais.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a metodologia utilizada.
Ações do aluno
- Assistir aos materiais didáticos selecionados antes da aula.
- Trabalhar em grupo para criar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Fazer uma reflexão sobre a metodologia utilizada.
- Participar ativamente da atividade em grupo.