Aula sobre Maquinas Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As máquinas simples são ferramentas que facilitam o trabalho humano, tornando tarefas mais fáceis e eficientes. Elas são utilizadas em diversos contextos, desde a agricultura até a indústria, e fazem parte do nosso cotidiano. No próprio cotidiano dos alunos é possível encontrar exemplos de máquina simples, como tesoura e rampas. Nesta aula, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out. Dessa forma, eles poderão acompanhar o próprio aprendizado e desenvolver a habilidade de discutir a aplicação das máquinas simples ao longo da história, bem como propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

  1. Etapa 1 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Apresente aos alunos a proposta da atividade e peça que criem o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique como as seções devem ser preenchidas ao longo da atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente a temática, explicando os conceitos básicos das máquinas simples. Questione aos alunos se eles conhecem algum exemplo em nosso cotidiano, como tesouras, rampas e alavancas. Peça para que preenchem o campo de Check-in no seu template de registro de aprendizagem com o conhecimento que possuem.

  3. Etapa 3 - Experimentação

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco estudantes. Eles devem pesquisa, em seus livros e internet, exemplo de máquinas simples. Em seguida, eles devem fazer seu próprio protótipo, como, por exemplo, alavancas e catapultas. Eles devem experimentar e testar as maquetes construídas para entender como elas funcionam. Durante a atividade, os alunos devem realizar anotações no seu template de registro de aprendizagem. É importante que para esta etapa os alunos sejam avisados previamente para levarem materiais como garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, colas, fitas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Exposição

    Os alunos devem apresentar seus projetos e explicar a máquina simples que construíram. Incentive a participação de todas na apresentação.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas conclusões, assim como seus aprendizados. Durante a discussão, os alunos devem realizar anotações no seu template de registro de aprendizagem, no campo de Check-out.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre os principais tópicos abordados pela turma, ressaltando a aplicação desse conhecimento no seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Experimentar e testar máquinas simples.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
  • Desenvolver a habilidade de registro e acompanhamento do próprio aprendizado.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das soluções e invenções propostas pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em registrar e acompanhar o próprio aprendizado.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e envolvente.
  • Orientar os alunos na experimentação e discussão em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Experimentar e testar máquinas simples.
  • Discutir em grupo os resultados obtidos na experimentação.
  • Propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
  • Registrar e acompanhar o próprio aprendizado no template de registro de aprendizagem.