Aula sobre Maquinas Simples

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As máquinas simples são fundamentais para a realização de tarefas cotidianas e são utilizadas para facilitar esses movimentos. Elas estão presentes em diversos objetos e ferramentas que usamos no dia a dia, como tesouras, alicates, roldanas e alavancas. Nesta aula, os alunos irão aprender mais sobre as máquinas simples, suas aplicações ao longo da história e como elas podem ser usadas para solucionar problemas do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, ressaltando a importância das máquinas simples para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de máquinas simples, como alavancas, roldanas e polias, e explique como elas funcionam na prática. É importante exemplificar com itens do contexto do aluno, como tesouras e rampas.

  3. Etapa 3 - Discussão em duplas

    Divida a turma em duplas. Os alunos devem discutir sobre o tema, compartilhando ideias e conhecimentos prévios.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre "Máquinas simples", contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deve ser criado em papel ou em um software de criação de mapas mentais. Você pode, também, entregar impresso o modelo pronto.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    As duplas devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias desenvolvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão sobre as ideias apresentadas pelos grupos, ressaltando a aplicação das máquinas simples ao longo da história e como elas podem ser usadas para solucionar problemas cotidianos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese sobre os principais pontos do conteúdo aprendido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir a aplicação das máquinas simples ao longo da história;
  • Estimular a criatividade dos alunos na proposição de soluções mecânicas para tarefas cotidianas;
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e compartilhar conhecimentos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em sala;
  • Criação do mapa conceitual completo e com ideias claras;
  • Apresentação do mapa conceitual de forma clara e objetiva;
  • Demonstração de conhecimento sobre as máquinas simples e sua aplicação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões;
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar o entendimento dos alunos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual;
  • Propor atividades práticas para fixação dos conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um mapa conceitual completo e com ideias claras;
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva;
  • Participar ativamente da atividade em sala;
  • Demonstrar conhecimento sobre as máquinas simples e sua aplicação.