Aula sobre Maquinas Simples
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Máquinas simples são utilizadas para facilitar ou tornar mais eficientes tarefas mecânicas. Elas estão presentes em nosso cotidiano em diversos objetos, como tesouras, alavancas e roldanas. Nesta aula, os alunos devem explorar as máquinas simples, entender como elas funcionam e como foram importantes ao longo da história. Além disso, eles devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, explicando a importância da utilização de máquinas simples ao longo da história para a evolução da humanidade. Você pode dar exemplos como tesouras e alavancas.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, peça que pesquisem, na internet ou no livro didático, exemplos de máquinas simples em seu cotidiano.Etapa 3 - Experimentação
O grupo deve escolher uma máquina simples para pesquisar e entender como ela funciona. Em seguida, eles devem produzir uma representação dela.Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos
Cada grupo deve apresentar a máquina simples pesquisada, bem como o protótipo criado. Estimule a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar, em grupos, um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade.Etapa 6 - Discussão e conclusão
Faça uma roda de conversa com os alunos para compartilharem seus templates da Dinâmica dos 3 Qs, bem como seus aprendizados. Por fim, faça uma síntese sobre as máquinas simples, suas aplicações e importância..
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a aplicação das máquinas simples
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de máquinas simples.
- Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação e engajamento na aula.
- Qualidade da pesquisa sobre máquinas simples.
- Criatividade e inovação na criação das máquinas simples.
- Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Habilidade em discutir a aplicação das máquinas simples.
Ações do professor
- Apresentar o tema e fomentar a pesquisa dos alunos.
- Disponibilizar materiais e orientar os alunos na criação das máquinas simples.
- Apresentar exemplos históricos e fomentar a discussão sobre as máquinas simples.
- Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação e o engajamento dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Pesquisar exemplos de máquinas simples em seu cotidiano.
- Experimentar e criar suas próprias máquinas simples.
- Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
- Participar ativamente da discussão em sala de aula.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.