Aula sobre Maquinas Simples

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Máquinas simples são utilizadas para facilitar ou tornar mais eficientes tarefas mecânicas. Elas estão presentes em nosso cotidiano em diversos objetos, como tesouras, alavancas e roldanas. Nesta aula, os alunos devem explorar as máquinas simples, entender como elas funcionam e como foram importantes ao longo da história. Além disso, eles devem criar um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando a importância da utilização de máquinas simples ao longo da história para a evolução da humanidade. Você pode dar exemplos como tesouras e alavancas.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, peça que pesquisem, na internet ou no livro didático, exemplos de máquinas simples em seu cotidiano.

  3. Etapa 3 - Experimentação

    O grupo deve escolher uma máquina simples para pesquisar e entender como ela funciona. Em seguida, eles devem produzir uma representação dela.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar a máquina simples pesquisada, bem como o protótipo criado. Estimule a participação de todos os alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar, em grupos, um template da Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão e conclusão

    Faça uma roda de conversa com os alunos para compartilharem seus templates da Dinâmica dos 3 Qs, bem como seus aprendizados. Por fim, faça uma síntese sobre as máquinas simples, suas aplicações e importância..

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender a aplicação das máquinas simples
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de máquinas simples.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento na aula.
  • Qualidade da pesquisa sobre máquinas simples.
  • Criatividade e inovação na criação das máquinas simples.
  • Utilização adequada do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Habilidade em discutir a aplicação das máquinas simples.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e fomentar a pesquisa dos alunos.
  • Disponibilizar materiais e orientar os alunos na criação das máquinas simples.
  • Apresentar exemplos históricos e fomentar a discussão sobre as máquinas simples.
  • Orientar os alunos na criação do template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar exemplos de máquinas simples em seu cotidiano.
  • Experimentar e criar suas próprias máquinas simples.
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em sala de aula.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.