Aula sobre Maquinas Simples

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As máquinas simples estão presentes em diversas situações cotidianas, como no funcionamento de uma tesoura, na abertura de uma garrafa, no uso de uma alavanca para movimentar objetos pesados, entre outros exemplos. A aula sobre máquinas simples é importante para entendermos como essas máquinas surgiram, como funcionam e como podemos utilizá-las para facilitar o nosso dia a dia. Nessa aula, os alunos utilizam o Design para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar suas próprias ideias sobre máquinas simples.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o que os alunos já conhecem sobre máquinas simples. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o assunto e peça para que os alunos anotem as informações mais importantes em seus cadernos. Caso não seja possível o vídeo, você pode utilizar o texto disponível no livro didático.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um objeto que utiliza máquinas simples para funcionar. Em seguida, peça para que eles esboçem como essas máquinas estão sendo utilizadas nesse objeto.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve escolher a máquina simples mais importante para o funcionamento do objeto escolhido. Em seguida, eles devem criar um desenho que represente essa máquina e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Agora, cada grupo deve criar um protótipo da máquina simples escolhida utilizando materiais que estejam disponíveis em sala de aula. Eles devem testar o protótipo e verificar se ele funciona conforme a ideia inicial.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deve apresentar para a turma o objeto escolhido, a máquina simples escolhida e o protótipo criado. Em seguida, eles devem testar o protótipo em sala de aula e verificar se ele funciona corretamente.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Fala uma roda de conversa e convide os alunos a expressarem seus aprendizados. Em seguida, faça uma síntese sobre os principais conceitos aprendidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discussão e proposição de soluções e invenções para tarefas mecânicas cotidianas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de observação e análise de objetos que utilizam máquinas simples.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da apresentação do objeto escolhido, da máquina simples escolhida e do protótipo criado.
  • Funcionamento correto do protótipo criado.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas do Design Sprint e como elas serão aplicadas na aula.
  • Orientar os alunos durante a criação dos protótipos e testes.
  • Estimular a participação de todos os alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e respeitar as ideias dos colegas.
  • Criar um protótipo funcional da máquina simples escolhida.