Aula sobre Maquinas Simples
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
As máquinas simples são dispositivos que facilitam o trabalho humano, permitindo que uma força menor possa ser usada para realizar um trabalho maior. Exemplos de máquinas simples incluem a alavanca, a roda, a polia, a cunha, o parafuso e o plano inclinado. Essas máquinas estão presentes em muitos objetos do nosso cotidiano, como portas, carrinhos de supermercado, elevadores e escadas rolantes. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre as máquinas simples e colocarão em prática seus conhecimentos ao criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema das máquinas simples, mostrando exemplos de objetos que as contêm como elevadores e escadas rolantes. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de cartas de perguntas e afirmações.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Em seguida, explique a atividade proposta. Apresente, também, exemplos de jogos já existentes do tipo de pergunta e resposta.Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Os alunos devem criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações, utilizando os conceitos e exemplos de máquinas simples apresentados pelo professor. Cada carta deve conter uma pergunta ou afirmação sobre o tema. Nesta etapa, estimule a criatividade dos alunos para criação das cartas. Oriente que eles podem utilizar lápis de cor e desenhos para ilustração.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e jogando uma partida.Etapa 5 - Socialização dos jogos
Após a apresentação dos jogos, os grupos devem trocar entre si os jogos para socialização. Estimule os alunos para jogarem e responda às dúvidas que surgirem.Etapa 6 - Encerramento
Promova uma roda de conversa sobre a experiência dos jogos e estimule a participação dos alunos. Por fim, resuma os principais conceitos abordados na aula e a importância das máquinas simples no nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de criação e elaboração de jogos educativos.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Ampliar o conhecimento sobre as máquinas simples e sua aplicação no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo.
- Identificação correta das máquinas simples utilizadas no jogo.
- Participação ativa na roda de conversa.
- Apresentação clara e objetiva do jogo criado.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de máquinas simples.
- Estimular a criação de jogos educativos.
- Promover a roda de conversa.
- Resumir os principais conceitos abordados na aula.
Ações do aluno
- Criar um jogo educativo com perguntas e afirmações sobre as máquinas simples.
- Identificar as máquinas simples presentes em objetos do cotidiano.
- Participar ativamente da roda de conversa.
- Apresentar o jogo criado para a turma.