Aula sobre Maquinas Simples
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Comece a aula explicando aos alunos o que são máquinas simples e como elas funcionam. É importante que os alunos entendam a diferença entre trabalho e energia, e como as máquinas simples ajudam a realizar tarefas com menos esforço. Vocêpode utilizar exemplos práticos, como alavancas, roldanas e polias para ilustrar o conceito.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Alavancas:
O primeiro grupo de alunos irá trabalhar na estação de alavancas. Prepare diferentes materiais para que os alunos possam experimentar com diferentes tipos de alavancas e entender como elas funcionam. Os alunos podem testar diferentes comprimentos de braços e diferentes pontos de apoio para entender como a alavanca pode ser utilizada para facilitar a realização de tarefas. É possível utilizar, por exemplo, diferentes tamanhos de régua para esse experimento.
Estação 2 - Roldanas:
O segundo grupo de alunos irá trabalhar na estação de roldanas. O professor deve preparar diferentes materiais para que os alunos possam experimentar com diferentes tipos de roldanas e entender como elas funcionam. É possível, também, passar um video para que eles vejam a ação de roldanas.
Estação 3 - Lista:
Nesta estação, os alunos devem percorrer o ambiente escolar e procurar locais onde encontram máquinas simples e anotar em seus cadernos.
Etapa 3 - Discussão em grupo
Após todas as estações serem concluídas, os alunos devem se reunir em grupo para discutir a aplicação das máquinas simples e como podem ser utilizadas. Peça para anotarem suas conclusões.Etapa 4 - Conclusão
Faça uma roda de conversa para os alunos compartilharem seus aprendizados e observações sobre máquina simples. Em seguida, recapitule os principais conceitos aprendidos e incentive os alunos a continuar explorando as máquinas simples em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação das máquinas simples ao longo da história.
- Proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar com diferentes tipos de máquinas simples e entender como elas funcionam.
- Estimular a criatividade dos alunos ao propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos de trabalho e energia.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.
Ações do professor
- Explicar os conceitos de máquinas simples de forma clara e didática.
- Preparar materiais e atividades para as estações de alavancas, roldanas e polias.
- Estimular a discussão e a criatividade dos alunos.
Ações do aluno
- Realizar as atividades das estações
- Discutir em grupo a aplicação das máquinas simples ao longo da história.
- Compartilhar seus aprendizados e conclusões.