Aula sobre Maquinas Simples

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As máquinas simples são dispositivos que facilitam a realização de tarefas mecânicas. Elas são as bases de todas as máquinas mais complexas que utilizamos hoje em dia, como carros, aviões e computadores. É importante que os alunos entendam que as máquinas simples foram desenvolvidas ao longo da história para facilitar a realização de tarefas cotidianas, e que muitas das invenções que utilizamos hoje em dia são baseadas em princípios simples. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as máquinas simples e como elas funcionam, além de propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando aos alunos o que são máquinas simples e como elas funcionam. É importante que os alunos entendam a diferença entre trabalho e energia, e como as máquinas simples ajudam a realizar tarefas com menos esforço. Vocêpode utilizar exemplos práticos, como alavancas, roldanas e polias para ilustrar o conceito.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em três grupos e explique a metodologia "Rotação por Estações". Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Alavancas:

    O primeiro grupo de alunos irá trabalhar na estação de alavancas. Prepare diferentes materiais para que os alunos possam experimentar com diferentes tipos de alavancas e entender como elas funcionam. Os alunos podem testar diferentes comprimentos de braços e diferentes pontos de apoio para entender como a alavanca pode ser utilizada para facilitar a realização de tarefas. É possível utilizar, por exemplo, diferentes tamanhos de régua para esse experimento.

    Estação 2 - Roldanas:

    O segundo grupo de alunos irá trabalhar na estação de roldanas. O professor deve preparar diferentes materiais para que os alunos possam experimentar com diferentes tipos de roldanas e entender como elas funcionam. É possível, também, passar um video para que eles vejam a ação de roldanas.

    Estação 3 - Lista:

    Nesta estação, os alunos devem percorrer o ambiente escolar e procurar locais onde encontram máquinas simples e anotar em seus cadernos.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após todas as estações serem concluídas, os alunos devem se reunir em grupo para discutir a aplicação das máquinas simples e como podem ser utilizadas. Peça para anotarem suas conclusões.

  4. Etapa 4 - Conclusão

    Faça uma roda de conversa para os alunos compartilharem seus aprendizados e observações sobre máquina simples. Em seguida, recapitule os principais conceitos aprendidos e incentive os alunos a continuar explorando as máquinas simples em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a aplicação das máquinas simples ao longo da história.
  • Proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar com diferentes tipos de máquinas simples e entender como elas funcionam.
  • Estimular a criatividade dos alunos ao propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de trabalho e energia.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de máquinas simples de forma clara e didática.
  • Preparar materiais e atividades para as estações de alavancas, roldanas e polias.
  • Estimular a discussão e a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar as atividades das estações
  • Discutir em grupo a aplicação das máquinas simples ao longo da história.
  • Compartilhar seus aprendizados e conclusões.