Aula sobre Maquinas Termicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As máquinas térmicas são parte do nosso cotidiano e estão presentes em diversos equipamentos, como carros, geladeiras, ar-condicionado, entre outros. Essas máquinas são responsáveis por transformar a energia térmica em outras formas de energia, como energia mecânica ou elétrica. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas.

  1. Etapa 1 - Entender

    Iniciar a aula explicando o conceito de máquinas térmicas e a importância delas para o cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos de máquinas térmicas e como elas funcionam.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão esboçar ideias sobre como uma máquina térmica pode ser utilizada em diferentes situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher a melhor ideia e justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, os grupos deverão criar um protótipo de uma máquina térmica utilizando materiais disponíveis em sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os protótipos serão testados pelos grupos e apresentados para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Criatividade e originalidade na ideia da máquina térmica.
  • Qualidade e eficiência do protótipo criado.
  • Habilidade de comunicação e apresentação oral.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conceito de máquinas térmicas e como elas funcionam.
  • Orientar os grupos durante a criação do protótipo.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Avaliar os protótipos e as apresentações dos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das etapas do Design Sprint.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Criar um protótipo eficiente e original de uma máquina térmica.
  • Apresentar oralmente a ideia e o protótipo criado para a turma.