Aula sobre Maquinas Termicas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
É importante que os alunos compreendam o funcionamento dos motores e das máquinas presentes em seu cotidiano, desde carros até geladeiras. A partir disso, os alunos poderão avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para o funcionamento dessas máquinas e para a manutenção da vida na Terra.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema "Máquinas térmicas" e explicar sua importância no cotidiano dos alunos, desde o funcionamento de carros até a refrigeração de alimentos.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários das máquinas térmicas. Eles deverão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e os demais alunos deverão fazer perguntas e sugerir ideias para melhorar as máquinas térmicas, levando em consideração as necessidades e desejos dos usuários.Etapa 4 - Entendimento do equilíbrio termodinâmico
Explicar o conceito de equilíbrio termodinâmico e como ele é importante para o funcionamento das máquinas térmicas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos, como carros, geladeiras, ar condicionado, entre outros.Etapa 6 - Aplicação do conhecimento
Os alunos deverão aplicar o conhecimento adquirido para criar soluções para melhorar as máquinas térmicas, levando em consideração o equilíbrio termodinâmico e as necessidades e desejos dos usuários.Etapa 7 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar suas soluções para melhorar as máquinas térmicas e os demais alunos deverão fazer perguntas e comentários sobre as ideias apresentadas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do conceito de equilíbrio termodinâmico e sua importância para o funcionamento das máquinas térmicas.
- Criatividade e originalidade na elaboração das soluções para melhorar as máquinas térmicas.
- Coerência e consistência das ideias apresentadas.
- Trabalho em equipe e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Explicar o conceito de equilíbrio termodinâmico de forma simples e didática.
- Fazer perguntas e comentários pertinentes durante as apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
- Criar soluções criativas e originais para melhorar as máquinas térmicas.
- Apresentar as ideias de forma clara e coerente.
- Fazer perguntas e comentários pertinentes durante as apresentações dos demais grupos.