Aula sobre Maquinas Termicas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As máquinas térmicas estão presentes em nossas vidas de diversas formas, desde os motores de carros, aviões e barcos, até os sistemas de refrigeração de geladeiras e ar-condicionado. Essas máquinas são responsáveis por transformar calor em trabalho, e são fundamentais para a sociedade moderna. Os alunos irão aprender sobre o funcionamento das máquinas térmicas, como elas são importantes para a manutenção da vida na Terra, e como podemos aplicar esse conhecimento em situações cotidianas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Introduzir o tema das máquinas térmicas, explicando o que são, como funcionam e exemplos de máquinas térmicas presentes no cotidiano. A seguir, serão formados grupos de 4 a 5 alunos para criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar as cartas do jogo, utilizando a criatividade para elaborar perguntas e afirmações sobre o tema das máquinas térmicas. Você irá auxiliar os grupos a organizarem as informações e a utilizarem linguagem clara e objetiva.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar. Você irá avaliar a qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, a turma irá discutir sobre as perguntas e afirmações apresentadas, buscando aprofundar o conhecimento sobre o tema das máquinas térmicas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano, como motores de carros e refrigeradores, e explicar como elas funcionam e como são importantes para a sociedade.

  6. Etapa 6 - Aplicação do conhecimento

    Cada grupo irá escolher um exemplo prático apresentado por você e explicar como as máquinas térmicas estão presentes nessa situação, como elas funcionam e qual é sua importância.

  7. Etapa 7 - Fechamento

    Fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula e destacar a importância do conhecimento sobre máquinas térmicas para a vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos
  • Aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento das máquinas térmicas e sua importância para a sociedade
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico na manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas

Critérios de avaliação

  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos no jogo
  • Participação dos alunos na discussão em grupo
  • Clareza e objetividade na explicação dos exemplos práticos escolhidos pelos grupos
  • Demonstrar compreensão do funcionamento das máquinas térmicas e sua importância para a sociedade
  • Criatividade na elaboração do jogo

Ações do professor

  • Introduzir o tema das máquinas térmicas e explicar seu funcionamento e importância
  • Auxiliar os grupos na criação do jogo e na organização das informações
  • Avaliar a qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos alunos
  • Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas no cotidiano
  • Estimular a discussão em grupo e aprofundamento do conhecimento sobre o tema

Ações do aluno

  • Criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema das máquinas térmicas
  • Participar da discussão em grupo e aprofundar o conhecimento sobre o tema
  • Escolher um exemplo prático apresentado pelo professor e explicar como as máquinas térmicas estão presentes nessa situação, como elas funcionam e qual é sua importância
  • Demonstrar criatividade na elaboração do jogo
  • Aplicar o conhecimento adquirido para situações cotidianas.