Aula sobre Maquinas Termicas

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


As máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia térmica em energia mecânica. Elas desempenham um papel fundamental na nossa sociedade, pois estão presentes em diversos aspectos do nosso dia a dia. Um exemplo bastante conhecido de máquina térmica é o motor a combustão interna dos carros, que utiliza a queima de combustível para gerar movimento e fazer o veículo se locomover. Além disso, as usinas termelétricas também são máquinas térmicas importantes, pois convertem energia térmica em energia elétrica para abastecer nossas casas, escolas e alimentar. É interessante notar que o funcionamento das máquinas térmicas é baseado em um princípio fundamental chamado de ciclo termodinâmico, que consiste em uma série de transformações de energia que ocorrem dentro da máquina.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresentar o tema "Máquinas térmicas" e explicar sua importância e aplicação no cotidiano. Também explicar como será realizada a aula, com a metodologia do Modelo de Debate Crítico.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca Julgadora, Grupo Defensor, Grupo Opositor e Grupo de Observação.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    Cada grupo terá um tempo para se preparar para o debate. O Grupo Defensor terá o objetivo de apresentar argumentos a favor das máquinas térmicas, enquanto o Grupo Opositor irá apresentar argumentos contra. A Banca Julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e tomar uma decisão baseada nos critérios estabelecidos previamente por você. O Grupo de Observação deverá observar o debate e registrar suas impressões.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si. A Banca Julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e tomar uma decisão baseada nos critérios estabelecidos pelo previamente por você.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o debate e discutir as conclusões a que chegaram. Você irá mediar a discussão e incentivar os alunos a pensarem sobre como o tema abordado pode ser aplicado em suas vidas.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Propor uma tarefa de casa em que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em uma situação cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades argumentativas e críticas nos alunos.
  • Refletir sobre a importância das máquinas térmicas em nossas vidas.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência e consistência das ideias apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada.
  • Mediar o debate e incentivar a participação dos alunos.
  • Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Preparar argumentos a favor ou contra as máquinas térmicas.
  • Participar ativamente do debate.
  • Refletir sobre a importância das máquinas térmicas em nossas vidas.