Aula sobre Maquinas Termicas
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
As máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia térmica em energia mecânica. Elas desempenham um papel fundamental na nossa sociedade, pois estão presentes em diversos aspectos do nosso dia a dia. Um exemplo bastante conhecido de máquina térmica é o motor a combustão interna dos carros, que utiliza a queima de combustível para gerar movimento e fazer o veículo se locomover. Além disso, as usinas termelétricas também são máquinas térmicas importantes, pois convertem energia térmica em energia elétrica para abastecer nossas casas, escolas e alimentar. É interessante notar que o funcionamento das máquinas térmicas é baseado em um princípio fundamental chamado de ciclo termodinâmico, que consiste em uma série de transformações de energia que ocorrem dentro da máquina.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresentar o tema "Máquinas térmicas" e explicar sua importância e aplicação no cotidiano. Também explicar como será realizada a aula, com a metodologia do Modelo de Debate Crítico.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca Julgadora, Grupo Defensor, Grupo Opositor e Grupo de Observação.Etapa 3 - Preparação dos grupos
Cada grupo terá um tempo para se preparar para o debate. O Grupo Defensor terá o objetivo de apresentar argumentos a favor das máquinas térmicas, enquanto o Grupo Opositor irá apresentar argumentos contra. A Banca Julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e tomar uma decisão baseada nos critérios estabelecidos previamente por você. O Grupo de Observação deverá observar o debate e registrar suas impressões.Etapa 4 - Debate
Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater entre si. A Banca Julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e tomar uma decisão baseada nos critérios estabelecidos pelo previamente por você.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o debate e discutir as conclusões a que chegaram. Você irá mediar a discussão e incentivar os alunos a pensarem sobre como o tema abordado pode ser aplicado em suas vidas.Etapa 6 - Avaliação
Avaliar a participação dos alunos no debate e a qualidade dos argumentos apresentados.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Propor uma tarefa de casa em que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em uma situação cotidiana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades argumentativas e críticas nos alunos.
- Refletir sobre a importância das máquinas térmicas em nossas vidas.
- Aplicar os conceitos aprendidos em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate.
- Qualidade dos argumentos apresentados.
- Coerência e consistência das ideias apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia a ser utilizada.
- Mediar o debate e incentivar a participação dos alunos.
- Avaliar a qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
Ações do aluno
- Preparar argumentos a favor ou contra as máquinas térmicas.
- Participar ativamente do debate.
- Refletir sobre a importância das máquinas térmicas em nossas vidas.