Aula sobre Maquinas Termicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, será introduzido o conceito de máquinas térmicas, utilizadas em diversos aspectos do cotidiano, como em motores de carros e em usinas termelétricas. Será destacada a importância do equilíbrio termodinâmico para o funcionamento dessas máquinas, bem como para a manutenção da vida na Terra. Ao utilizar a metodologia Rotação por estações, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes atividades e, dessa forma, compreender melhor os conceitos relacionados às máquinas térmicas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar a aula explicando a importância do tema e apresentando exemplos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos. Será destacada a importância do equilíbrio termodinâmico para o funcionamento dessas máquinas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Experimento

    Os alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde realizarão um experimento para entender melhor o conceito de máquinas térmicas. Disponibilizar um kit com materiais para a realização do experimento, que consiste em construir um motor térmico simples. Os alunos deverão observar o funcionamento do motor e discutir a relação com o equilíbrio termodinâmico.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Vídeo explicativo

    Na segunda estação, os alunos assistirão a um vídeo explicativo sobre máquinas térmicas, selecionado por você. O vídeo apresentará exemplos de máquinas térmicas e sua relação com o equilíbrio termodinâmico. Após o vídeo, os alunos discutirão em grupo sobre o conteúdo apresentado.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo de tabuleiro

    Na terceira estação, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro sobre máquinas térmicas, desenvolvido por você.. O jogo apresentará situações cotidianas em que as máquinas térmicas são utilizadas e os alunos deverão identificar a relação com o equilíbrio termodinâmico. Ao final do jogo, os alunos discutirão em grupo sobre as situações apresentadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido nas estações e destacando a importância do equilíbrio termodinâmico para o funcionamento das máquinas térmicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico no funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
  • Proporcionar aos alunos uma experiência prática para compreender melhor o conceito de máquinas térmicas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio da metodologia Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão do conceito de máquinas térmicas e sua relação com o equilíbrio termodinâmico.
  • Capacidade de identificar situações cotidianas em que as máquinas térmicas são utilizadas.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da aula e a metodologia utilizada.
  • Fornecer materiais e orientações para a realização das atividades.
  • Estimular a participação e a discussão dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as atividades com cuidado e atenção.
  • Discutir em grupo as situações apresentadas e compartilhar ideias e opiniões.