Aula sobre Maquinas Termicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As máquinas térmicas são muito importantes no nosso cotidiano, elas estão presentes em diversos lugares, como em nossos carros, geladeiras, ar-condicionados, chuveiros elétricos, entre outros. Os alunos vão aprender sobre o funcionamento das máquinas térmicas e como elas são importantes para a manutenção da vida na Terra.

Eatapas:


  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Iniciar a aula contextualizando sobre o tema e apresentando exemplos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresentar a metodologia Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Os alunos deverão estudar sobre o tema "Máquinas térmicas" em casa, utilizando materiais fornecidos por você, previamente, como textos, vídeos e infográficos. Eles deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Na sala de aula, os alunos deverão socializar seus mapas conceituais em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um mapa para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, será aberto um espaço para discussão em grupo, onde os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos, como o funcionamento de um motor de carro, uma geladeira e um chuveiro elétrico.

  6. Etapa 6 - Aplicação do tema na vida cotidiana

    Os alunos deverão refletir sobre como o tema "Máquinas térmicas" pode ser aplicado em suas vidas cotidianas, relacionando-o com os exemplos práticos apresentados por você.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia aplicada, reforçando a importância das máquinas térmicas para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de diversos equipamentos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese por meio da criação de mapas conceituais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico na manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criação de mapas conceituais contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Capacidade de aplicar o tema na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Fomentar a discussão em grupo e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar mapas conceituais contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Refletir sobre como o tema "Máquinas térmicas" pode ser aplicado em suas vidas cotidianas.