Aula sobre Maquinas Termicas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As máquinas térmicas são muito importantes no nosso cotidiano, elas estão presentes em diversos lugares, como em nossos carros, geladeiras, ar-condicionados, chuveiros elétricos, entre outros. Os alunos vão aprender sobre o funcionamento das máquinas térmicas e como elas são importantes para a manutenção da vida na Terra.
Eatapas:
Etapa 1 - Introdução (10 minutos)
Iniciar a aula contextualizando sobre o tema e apresentando exemplos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresentar a metodologia Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão estudar sobre o tema "Máquinas térmicas" em casa, utilizando materiais fornecidos por você, previamente, como textos, vídeos e infográficos. Eles deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais
Na sala de aula, os alunos deverão socializar seus mapas conceituais em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deverá escolher um mapa para apresentar para a turma.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, será aberto um espaço para discussão em grupo, onde os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos, como o funcionamento de um motor de carro, uma geladeira e um chuveiro elétrico.Etapa 6 - Aplicação do tema na vida cotidiana
Os alunos deverão refletir sobre como o tema "Máquinas térmicas" pode ser aplicado em suas vidas cotidianas, relacionando-o com os exemplos práticos apresentados por você.Etapa 7 - Conclusão
Fazer uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia aplicada, reforçando a importância das máquinas térmicas para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de diversos equipamentos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e síntese por meio da criação de mapas conceituais.
- Estimular a participação ativa dos alunos por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico na manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de criação de mapas conceituais contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Capacidade de aplicar o tema na vida cotidiana.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Fomentar a discussão em grupo e tirar dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Criar mapas conceituais contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Refletir sobre como o tema "Máquinas térmicas" pode ser aplicado em suas vidas cotidianas.