Mas ou "mais"

Você sabe quando usar mais e mas? Vamos revisar esse assunto nessa aula de Português. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.

    I. Ele saiu cedo de casa, ____ o congestionamento o atrasou.

    II. Sem ___ nem menos, decidiu viajar para a Europa.

    III. Giovana era a aluna ___ inteligente de sua turma.

    IV. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.

    A) Mais - mais - mais - mais

    B) Mas - mais - mais - mas

    C) Mais - mas - mais - mas

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    Explique aos alunos que a Língua Portuguesa é rica em palavras que possuem sonoridade semelhante, mas que possuem significados diferentes. Dessa forma, é necessário prestar atenção à grafia das palavras para escrever corretamente e com clareza. Nessa aula, vamos aprender a diferença entre "mas" e "mais".

    Exemplo prático:

    Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

    Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição_ _ou contraste entre duas ideias ou_ _situações__)_.

    Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.

    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula sobre "Mas ou Mais" é essencial para que os alunos possam desenvolver suas habilidades na escrita correta de textos, aplicando a norma-padrão da língua portuguesa. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as palavras "mas" e "mais", pois elas possuem significados distintos e são frequentemente usadas de forma errada. Para isso, a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, para que os alunos possam desenvolver uma resenha crítica sobre um filme, utilizando corretamente as palavras “mas” e “mais.

    Exemplo prático:

    Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

    1\. Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.

    2\. Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.

    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Comece a aula explicando que muitas pessoas têm dificuldade em diferenciar as palavras "mas" e "mais" e é importante saber usá-las corretamente para escrever textos na norma padrão da Língua Portuguesa.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    Professor, a aula sobre o uso adequado de "mas” ou “mais" é importante para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, uma vez que muitas vezes essas palavras são confundidas na escrita. É fundamental que eles saibam diferenciá-las e utilizá-las corretamente, conforme a norma-padrão. Se achar necessário, faça uma explicação sobre o uso correto de “mais” e “mas”, utilizando o exemplo abaixo.

    Exemplo prático:

    Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

    Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.

    Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.

    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A utilização correta das palavras "mas" e "mais" é um desafio para muitos estudantes. Por isso, é importante que você utilize diferentes estratégias para ajudá-los a compreender a diferença entre essas palavras. Explique aos alunos que vamos utilizar a metodologia da rotação por estações para que os alunos possam desenvolver diferentes atividades sobre o tema. Antes de iniciar, faça uma explicação sobre o uso correto das duas palavras. Você pode utilizar o exemplo abaixo.

    Exemplo prático:

    Vamos imaginar que estamos escrevendo um texto sobre o filme "O Senhor dos Anéis". Para indicar que gostamos do filme, podemos utilizar a palavra "mas" para contrastar com algo que não gostamos.

    Exemplo: _"Eu gostei muito do filme, mas achei que o final poderia ter sido diferente"_.

    Já a palavra "mais" pode ser utilizada para indicar uma intensificação.

    Exemplo: _"Eu gostei mais do livro do que do filme"._

    Atividade completa
  8. 8. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Os termos "mas" e "mais" são palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes. O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a diferença entre essas palavras e utilizem corretamente em suas produções textuais.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: