Mas ou "mais"
Você sabe quando usar mais e mas? Vamos revisar esse assunto nessa aula de Português. Bom aprendizado!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Assinale a alternativa que completa as lacunas corretamente.
I. Ele saiu cedo de casa, ____ o congestionamento o atrasou.
II. Sem ___ nem menos, decidiu viajar para a Europa.
III. Giovana era a aluna ___ inteligente de sua turma.
IV. Eles estavam felizes, _____ a chuva atrapalhou a cerimônia de casamento ao ar livre.
Atividade completaA)
Mais - mais - mais - maisB) Mas - mais - mais - mas
C) Mais - mas - mais - mas
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
Explique aos alunos que a Língua Portuguesa é rica em palavras que possuem sonoridade semelhante, mas que possuem significados diferentes. Dessa forma, é necessário prestar atenção à grafia das palavras para escrever corretamente e com clareza. Nessa aula, vamos aprender a diferença entre "mas" e "mais".Atividade completaExemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição_ _ou contraste entre duas ideias ou_ _situações__)_.
Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
4. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula sobre "Mas ou Mais" é essencial para que os alunos possam desenvolver suas habilidades na escrita correta de textos, aplicando a norma-padrão da língua portuguesa. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as palavras "mas" e "mais", pois elas possuem significados distintos e são frequentemente usadas de forma errada. Para isso, a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, para que os alunos possam desenvolver uma resenha crítica sobre um filme, utilizando corretamente as palavras “mas” e “mais.Atividade completaExemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
1\. Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.
2\. Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
5. Design Thinking:
Comece a aula explicando que muitas pessoas têm dificuldade em diferenciar as palavras "mas" e "mais" e é importante saber usá-las corretamente para escrever textos na norma padrão da Língua Portuguesa.Atividade completa6. Estudo de Caso:
Professor, a aula sobre o uso adequado de "mas” ou “mais" é importante para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, uma vez que muitas vezes essas palavras são confundidas na escrita. É fundamental que eles saibam diferenciá-las e utilizá-las corretamente, conforme a norma-padrão. Se achar necessário, faça uma explicação sobre o uso correto de “mais” e “mas”, utilizando o exemplo abaixo.Atividade completaExemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.
Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
7. Rotação por estações:
A utilização correta das palavras "mas" e "mais" é um desafio para muitos estudantes. Por isso, é importante que você utilize diferentes estratégias para ajudá-los a compreender a diferença entre essas palavras. Explique aos alunos que vamos utilizar a metodologia da rotação por estações para que os alunos possam desenvolver diferentes atividades sobre o tema. Antes de iniciar, faça uma explicação sobre o uso correto das duas palavras. Você pode utilizar o exemplo abaixo.Atividade completaExemplo prático:
Vamos imaginar que estamos escrevendo um texto sobre o filme "O Senhor dos Anéis". Para indicar que gostamos do filme, podemos utilizar a palavra "mas" para contrastar com algo que não gostamos.
Exemplo: _"Eu gostei muito do filme, mas achei que o final poderia ter sido diferente"_.
Já a palavra "mais" pode ser utilizada para indicar uma intensificação.
Exemplo: _"Eu gostei mais do livro do que do filme"._
8. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Os termos "mas" e "mais" são palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes. O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a diferença entre essas palavras e utilizem corretamente em suas produções textuais.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: