Aula sobre Mas Ou Mais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os termos "mas" e "mais" são palavras homófonas, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas possuem significados diferentes. O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a diferença entre essas palavras e utilizem corretamente em suas produções textuais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade explicando brevemente a diferença entre "mas" e "mais", com exemplos de uso correto e incorreto das palavras em contextos diferentes.

    Exemplo prático:

    Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

    1\. Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.

    2\. Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.


  2. Etapa 2 - Apresentação do problema

    Apresente o problema aos alunos: "Como podemos identificar a diferença entre as palavras 'mas' e 'mais' e utilizá-las corretamente em produções textuais?".

  3. Etapa 3 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas. Distribua para cada grupo uma lista de frases incompletas, com um espaço em branco no lugar da palavra correta (algumas devem ser com "mais" e outras com "mas").

    Exemplos de frases incompletas:

    1\. Quero \_\_ sorvete de chocolate.

    2\. Eu gosto de ler, \_\_ também gosto de jogar vídeo game.

    3\. O filme é bom, \_\_ o final é muito triste.

    4\. O meu irmão é \_\_ alto do que eu.

    5\. Preciso estudar \_\_ para tirar boas notas na prova.


  4. Etapa 4 - Resolução

    Os grupos devem completar as frases com as palavras corretas, discutindo coletivamente para chegar em um consenso sobre o uso de “mais” e “mas”.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo apresenta suas soluções para as frases propostas, que devem ser discutidas em conjunto pela turma.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Proponha que os alunos escrevam um pequeno texto sobre um determinado tema, utilizando corretamente as palavras "mas" e "mais". Você pode sugerir temas, como: "Preservação do meio ambiente", "O papel da tecnologia na educação" ou "A importância da leitura". Forneça as orientações sobre a estrutura do texto e esclareça possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Revisão e correção

    Os alunos revisam e corrigem suas redações em grupo. No momento da correção, auxilie os alunos com orientações.

  8. Etapa 8 - Apresentação das redações

    Os alunos apresentam suas redações para a turma, que pode fazer comentários e sugestões de melhoria.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade, considerando a participação nas discussões em grupo, a criatividade na resolução do problema proposto, a qualidade da produção textual e a capacidade de correção e revisão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e utilizar corretamente as palavras "mas" e "mais" em produções textuais;
  • Estimular a reflexão e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de revisão e correção de textos.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Criatividade na resolução do problema proposto;
  • Qualidade da produção textual;
  • Capacidade de correção e revisão.

Ações do professor

  • Explicar a diferença entre "mas" e "mais";
  • Propor o problema para os alunos;
  • Acompanhar as discussões em grupo e esclarecer possíveis dúvidas;
  • Fornecer orientações sobre a estrutura da redação.

Ações do aluno

  • Ouvir a explicação sobre a diferença entre "mas" e "mais" e observar os exemplos;
  • Participar das discussões em grupo para completar as frases com as palavras corretas;
  • Apresentar as soluções para as frases propostas e participar das discussões em conjunto com a turma;
  • Escrever um pequeno texto, utilizando corretamente as palavras "mas" e "mais";
  • Revisar e corrigir suas redações em grupo.