Aula sobre Mas Ou Mais

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula sobre "Mas ou Mais" é essencial para que os alunos possam desenvolver suas habilidades na escrita correta de textos, aplicando a norma-padrão da língua portuguesa. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as palavras "mas" e "mais", pois elas possuem significados distintos e são frequentemente usadas de forma errada. Para isso, a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, para que os alunos possam desenvolver uma resenha crítica sobre um filme, utilizando corretamente as palavras “mas” e “mais.

Exemplo prático:

Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

1\. Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.

2\. Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a proposta da atividade e divida a turma em grupos. Os grupos devem escolher um filme de sua preferência para escrever a resenha crítica.

  2. Etapa 2 - Produção textual

    Cada grupo deve produzir uma resenha do filme, utilizando corretamente "mais" e "mas" nas frases. A resenha deve conter no mínimo 10 linhas e deve ser escrita no caderno.

  3. Etapa 3 - Revisão e edição

    Após a produção da resenha, os grupos devem revisar e editar o texto, prestando atenção à ortografia e gramática, especialmente no uso correto de "mais" e "mas".

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Por fim, cada grupo deve apresentar a resenha do filme para a turma, destacando as principais ideias do filme e explicando como as palavras "mais" e "mas" foram utilizadas corretamente na resenha.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita e produção textual dos alunos;
  • Estimular a reflexão sobre o uso correto das palavras "mais" e "mas";
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a criatividade e o interesse pela produção audiovisual, através da escolha do filme;

Critérios de avaliação

  • Uso correto de "mais" e "mas" nas frases da resenha;
  • Qualidade da produção textual, incluindo coerência e coesão;
  • Ortografia e gramática corretas;
  • Apresentação clara e objetiva das principais ideias do filme;
  • Participação e colaboração do grupo durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta da atividade e orientar os alunos durante todo o processo;
  • Monitorar o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e auxiliando na revisão e edição da resenha;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Escolher o filme em grupo;
  • Produzir uma resenha do filme, utilizando corretamente "mais" e "mas" nas frases;
  • Revisar e editar o texto da resenha;
  • Apresentar a resenha do filme para a turma.