Aula sobre Mas Ou Mais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A aula sobre "Mas ou Mais" é essencial para que os alunos possam desenvolver suas habilidades na escrita correta de textos, aplicando a norma-padrão da língua portuguesa. É importante que os alunos compreendam a diferença entre as palavras "mas" e "mais", pois elas possuem significados distintos e são frequentemente usadas de forma errada. Para isso, a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos será utilizada, para que os alunos possam desenvolver uma resenha crítica sobre um filme, utilizando corretamente as palavras “mas” e “mais.
Exemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
1\. Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.
2\. Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a proposta da atividade e divida a turma em grupos. Os grupos devem escolher um filme de sua preferência para escrever a resenha crítica.Etapa 2 - Produção textual
Cada grupo deve produzir uma resenha do filme, utilizando corretamente "mais" e "mas" nas frases. A resenha deve conter no mínimo 10 linhas e deve ser escrita no caderno.Etapa 3 - Revisão e edição
Após a produção da resenha, os grupos devem revisar e editar o texto, prestando atenção à ortografia e gramática, especialmente no uso correto de "mais" e "mas".Etapa 4 - Apresentação
Por fim, cada grupo deve apresentar a resenha do filme para a turma, destacando as principais ideias do filme e explicando como as palavras "mais" e "mas" foram utilizadas corretamente na resenha.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita e produção textual dos alunos;
- Estimular a reflexão sobre o uso correto das palavras "mais" e "mas";
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Incentivar a criatividade e o interesse pela produção audiovisual, através da escolha do filme;
Critérios de avaliação
- Uso correto de "mais" e "mas" nas frases da resenha;
- Qualidade da produção textual, incluindo coerência e coesão;
- Ortografia e gramática corretas;
- Apresentação clara e objetiva das principais ideias do filme;
- Participação e colaboração do grupo durante toda a atividade.
Ações do professor
- Apresentar a proposta da atividade e orientar os alunos durante todo o processo;
- Monitorar o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e auxiliando na revisão e edição da resenha;
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.
Ações do aluno
- Escolher o filme em grupo;
- Produzir uma resenha do filme, utilizando corretamente "mais" e "mas" nas frases;
- Revisar e editar o texto da resenha;
- Apresentar a resenha do filme para a turma.