Aula sobre Mas Ou Mais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Comece a aula explicando que muitas pessoas têm dificuldade em diferenciar as palavras "mas" e "mais" e é importante saber usá-las corretamente para escrever textos na norma padrão da Língua Portuguesa.

  1. Etapa 1 - Leitura

    Leia em voz alta para a turma um texto curto que contenha as palavras "mas" e "mais". Explique o significado de cada uma delas.

  2. Etapa 2 - Exemplos

    Escreva no quadro exemplos de frases usando "mas" e "mais". Peça aos alunos que identifiquem as diferenças entre as duas palavras.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Distribua folhas de papel com exercícios de preenchimento de lacunas com "mas" ou "mais". Peça aos alunos para completá-los e depois corrigir em grupo.

  4. Etapa 4 - Jogo das frases

    Divida a turma em grupos. Cada grupo deve criar uma lista de frases que contenham "mas" ou "mais". Ganha o grupo que criar a lista com mais frases em cinco minutos.

  5. Etapa 5 - Produção de texto

    Peça aos alunos para escreverem um texto curto usando "mas" e "mais" de forma correta. Eles podem escolher um tema de interesse pessoal para tornar a atividade mais engajante.

  6. Etapa 6 - Revisão em grupo

    Os alunos devem trocar os textos entre si e fazer uma revisão em grupo, corrigindo possíveis erros e sugerindo melhorias.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Finalmente, os alunos devem apresentar seus textos para a turma, praticando a habilidade de falar em público e receber feedback dos colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever textos corretamente;
  • Estimular a criatividade e a cooperação em grupo;
  • Promover a autoavaliação e a reflexão sobre o próprio desempenho.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das palavras "mas" e "mais";
  • Coerência e coesão do texto;
  • Originalidade e criatividade.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Fazer perguntas que promovam a reflexão e o pensamento crítico.

Ações do aluno

  • Escutar atentamente as explicações do professor;
  • Colaborar em grupo;
  • Escrever textos criativos e bem estruturados.