Aula sobre Mas Ou Mais
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Exemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.
Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
Etapa 1 - Estudo de caso
Apresente o texto abaixo com lacunas a serem preenchidas com a palavra correta ("mas ou mais") pelos alunos.Moana é um filme incrível da Disney, que conta a história de uma jovem determinada a salvar sua ilha. Ela enfrenta muitos desafios, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) nunca desiste de sua missão.
Em uma de suas aventuras, Moana encontra o poderoso semideus Maui, que se junta a ela em sua jornada. Juntos, eles superam muitos obstáculos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) acabam enfrentando uma terrível ameaça que pode destruir tudo o que conhecem.
Com a ajuda do semideus Maui, que possui um anzol mágico, Moana aprende a navegar com\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) coragem. Ela descobre que, mesmo com todas as dificuldades, é possível alcançar seus objetivos e salvar sua comunidade.
No final, Moana descobre que sua verdadeira identidade está muito além de sua ilha e de sua família, e ela encontra o caminho para salvar seu povo e restaurar o equilíbrio no oceano.
Etapa 2 - Discussão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Os alunos devem discutir e tentar identificar qual das palavras se encaixaria melhor no texto apresentado.Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar suas respostas e justificar o uso escolhido. Faça uma reflexão sobre as respostas apresentadas, explicando as diferenças entre "mais" e "mas" e em quais situações cada uma delas deve ser utilizada.Etapa 4 - Resolução de frases
Entregue a cada grupo 5 frases com espaços em branco para preencher com "mais" ou "mas", seguindo as regras apresentadas anteriormente. Sugestões de frases:1\. Eu quero ir à praia, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) a poluição tem me impedido.
2\. Devemos dar \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) valor às áreas verdes e às belezas naturais que ainda temos.
3\. Os oceanos abrigam \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) de 80% da vida na Terra.
4\. A natureza é linda, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) as ações humanas estão degradando o meio ambiente.
5\. Queremos limpar os oceanos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) precisamos da ajuda de todos.
6\. Cada um de nós pode fazer \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) pela preservação da natureza.
7\. Quanto mais preservarmos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) teremos para desfrutar no futuro.
8\. Os recifes de corais são importantes ecossistemas, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) estão ameaçados pelo aquecimento global.
9\. Precisamos de \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) iniciativas para preservar o meio ambiente.
10\. A paisagem ao redor do rio é encantadora, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) a poluição sonora é insuportável.
Etapa 5 - Correção coletiva
Os grupos devem apresentar suas respostas. No momento da apresentação, conduza uma correção coletiva, discutindo as possíveis dúvidas que surgirem.Etapa 6 - Produção textual
Os alunos, individualmente, produzem um pequeno texto utilizando as palavras "mais" e "mas" de forma correta. Analise os textos e peça para que os colegas do grupo avaliem entre eles a utilização correta das palavras “mas” e “mais”.Dica:
Os textos finais podem ser expostos em um mural na sala de aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre o uso correto de "mais" e "mas" na Língua Portuguesa;
- Promover o desenvolvimento da habilidade de identificar e corrigir erros de gramática na escrita;
- Desenvolver a capacidade dos alunos de pensar de forma lógica e dedutiva para solucionar a atividade.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo;
- Identificação correta da palavra em cada situação apresentada;
- Utilização correta de "mais" e "mas" no texto produzido;
- Qualidade do texto produzido;
- Cooperação com o grupo.
Ações do professor
- Apresentar o texto a ser preenchido;
- Orientar a discussão em grupo;
- Explicar as diferenças entre "mais" e "mas";
- Fazer a correção coletiva das frases;
- Analisar e fazer sugestões nos textos produzidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Discutir em grupo;
- Identificar a palavra correta para cada situação;
- Produzir um texto individual;
- Apresentar suas respostas e textos ao grupo.