Aula sobre Mas Ou Mais

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Professor, a aula sobre o uso adequado de "mas” ou “mais" é importante para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, uma vez que muitas vezes essas palavras são confundidas na escrita. É fundamental que eles saibam diferenciá-las e utilizá-las corretamente, conforme a norma-padrão. Se achar necessário, faça uma explicação sobre o uso correto de “mais” e “mas”, utilizando o exemplo abaixo.

Exemplo prático:

Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:

Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição ou contraste entre duas ideias ou situações)_.

Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.


  1. Etapa 1 - Estudo de caso

    Apresente o texto abaixo com lacunas a serem preenchidas com a palavra correta ("mas ou mais") pelos alunos.

    Moana é um filme incrível da Disney, que conta a história de uma jovem determinada a salvar sua ilha. Ela enfrenta muitos desafios, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) nunca desiste de sua missão.

    Em uma de suas aventuras, Moana encontra o poderoso semideus Maui, que se junta a ela em sua jornada. Juntos, eles superam muitos obstáculos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) acabam enfrentando uma terrível ameaça que pode destruir tudo o que conhecem.

    Com a ajuda do semideus Maui, que possui um anzol mágico, Moana aprende a navegar com\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) coragem. Ela descobre que, mesmo com todas as dificuldades, é possível alcançar seus objetivos e salvar sua comunidade.

    No final, Moana descobre que sua verdadeira identidade está muito além de sua ilha e de sua família, e ela encontra o caminho para salvar seu povo e restaurar o equilíbrio no oceano.


  2. Etapa 2 - Discussão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Os alunos devem discutir e tentar identificar qual das palavras se encaixaria melhor no texto apresentado.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar suas respostas e justificar o uso escolhido. Faça uma reflexão sobre as respostas apresentadas, explicando as diferenças entre "mais" e "mas" e em quais situações cada uma delas deve ser utilizada.

  4. Etapa 4 - Resolução de frases

    Entregue a cada grupo 5 frases com espaços em branco para preencher com "mais" ou "mas", seguindo as regras apresentadas anteriormente. Sugestões de frases:

    1\. Eu quero ir à praia, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) a poluição tem me impedido.

    2\. Devemos dar \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) valor às áreas verdes e às belezas naturais que ainda temos.

    3\. Os oceanos abrigam \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) de 80% da vida na Terra.

    4\. A natureza é linda, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) as ações humanas estão degradando o meio ambiente.

    5\. Queremos limpar os oceanos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) precisamos da ajuda de todos.

    6\. Cada um de nós pode fazer \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) pela preservação da natureza.

    7\. Quanto mais preservarmos, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) teremos para desfrutar no futuro.

    8\. Os recifes de corais são importantes ecossistemas, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) estão ameaçados pelo aquecimento global.

    9\. Precisamos de \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) iniciativas para preservar o meio ambiente.

    10\. A paisagem ao redor do rio é encantadora, \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ (mais / mas) a poluição sonora é insuportável.


  5. Etapa 5 - Correção coletiva

    Os grupos devem apresentar suas respostas. No momento da apresentação, conduza uma correção coletiva, discutindo as possíveis dúvidas que surgirem.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Os alunos, individualmente, produzem um pequeno texto utilizando as palavras "mais" e "mas" de forma correta. Analise os textos e peça para que os colegas do grupo avaliem entre eles a utilização correta das palavras “mas” e “mais”.

    Dica:

    Os textos finais podem ser expostos em um mural na sala de aula.


Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o conhecimento e a compreensão dos alunos sobre o uso correto de "mais" e "mas" na Língua Portuguesa;
  • Promover o desenvolvimento da habilidade de identificar e corrigir erros de gramática na escrita;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pensar de forma lógica e dedutiva para solucionar a atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo;
  • Identificação correta da palavra em cada situação apresentada;
  • Utilização correta de "mais" e "mas" no texto produzido;
  • Qualidade do texto produzido;
  • Cooperação com o grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o texto a ser preenchido;
  • Orientar a discussão em grupo;
  • Explicar as diferenças entre "mais" e "mas";
  • Fazer a correção coletiva das frases;
  • Analisar e fazer sugestões nos textos produzidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo;
  • Identificar a palavra correta para cada situação;
  • Produzir um texto individual;
  • Apresentar suas respostas e textos ao grupo.