Aula sobre Mas Ou Mais
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Explique aos alunos que a Língua Portuguesa é rica em palavras que possuem sonoridade semelhante, mas que possuem significados diferentes. Dessa forma, é necessário prestar atenção à grafia das palavras para escrever corretamente e com clareza. Nessa aula, vamos aprender a diferença entre "mas" e "mais".
Exemplo prático:
Para exemplificar a diferença entre "mas" e "mais", você pode utilizar frases como:
Eu queria ir ao cinema, mas estou sem dinheiro. _(conjunção adversativa usada para indicar oposição_ _ou contraste entre duas ideias ou_ _situações__)_.
Quero mais sorvete de baunilha, por favor. _(advérbio de intensidade que indica aumento ou acréscimo)_.
Etapa 1 - Introdução
Envie com antecedência um vídeo explicando a diferença entre “mais” e “mas”, para que os alunos adquiram conhecimentos prévios sobre o tema. No momento da atividade, retome o assunto e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre essas palavras e se eles já usaram “mas” ou “mais” de forma errada. Em seguida, explique brevemente a diferença entre elas e exemplifique com frases.Etapa 2 - Atividade individual
Cada aluno recebe uma folha com um texto que contém lacunas para serem preenchidas com "mais" ou "mas". Eles devem ler o texto e completá-lo corretamente.Etapa 3 - Discussão em duplas
Os alunos formam duplas e discutem as respostas da atividade individual, justificando suas escolhas. Circule pela sala, esclarecendo dúvidas e ajudando os alunos que apresentam dificuldades.Etapa 4 - Apresentação em grupo
Cada dupla apresenta suas respostas e justificativas para a turma. Conduza a discussão, destacando as diferenças entre "mais" e "mas" e apontando erros comuns cometidos pelos alunos.Etapa 5 - Prática escrita
Os alunos escrevem uma pequena história utilizando as palavras "mais" e "mas". Você pode dar temas para a história ou deixar que os alunos criem livremente.Etapa 6 - Socialização das histórias
Os alunos compartilham suas histórias com a turma. Destaque os acertos e erros cometidos. É possível utilizar as histórias para fazer uma atividade de revisão em outra aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender a diferença entre as palavras "mais" e "mas";
- Identificar o contexto adequado para o uso de cada uma dessas palavras;
- Praticar a aplicação correta das palavras "mais" e "mas" em frases e textos;
- Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
- Estimular a criatividade e a produção textual.
Critérios de avaliação
- Compreensão das diferenças entre "mais" e "mas";
- Correção na atividade individual;
- Participação nas discussões em duplas e em grupo;
- Escrita correta das histórias;
- Participação ativa na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e exemplificar as diferenças entre "mais" e "mas";
- Circular pela sala, esclarecendo dúvidas e auxiliando os alunos;
- Conduzir a discussão em grupo e destaca os acertos e erros.
Ações do aluno
- Completar a atividade individual;
- Discutir em duplas;
- Apresentar suas respostas e justificativas para a turma;
- Escrever uma pequena história;
- Compartilhar suas histórias com a turma.