Aula sobre Mata Atlantica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que ocupa cerca de 15% do território nacional. É uma das florestas mais ricas do mundo em biodiversidade, abrigando uma grande variedade de espécies animais e vegetais. No entanto, a Mata Atlântica sofreu muito com o desmatamento ao longo dos anos, o que causou a perda de muitas espécies e a degradação do ambiente. Nesta atividade, os alunos irão entender melhor a importância da Mata Atlântica e como podemos preservá-la.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Entender
Faça uma breve introdução sobre a Mata Atlântica, apresentando informações sobre sua localização, clima e biodiversidade. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a Mata Atlântica, utilizando fontes diversas, como livros, sites e vídeos. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas para a turma.Etapa 2 - Esboçar
Com base nas informações coletadas na etapa anterior, cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a Mata Atlântica, destacando os principais aspectos do bioma.Etapa 3 - Decidir
Em um debate em grupo, os alunos deverão discutir sobre as principais ameaças à Mata Atlântica e como podemos preservar o bioma. Cada grupo deverá apresentar suas ideias e, juntos, decidirão qual a melhor estratégia para preservar a Mata Atlântica.Etapa 4 - Prototipar
Com base na estratégia escolhida na etapa anterior, os grupos deverão criar um protótipo de ação para preservar a Mata Atlântica. Pode ser uma campanha de conscientização, um projeto de reflorestamento, entre outros.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus protótipos para a turma e discutirão sobre sua viabilidade e eficácia. Em seguida, a turma votará no melhor protótipo e discutirá sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de propor soluções para problemas ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Qualidade do mapa conceitual e do protótipo criado pelos alunos.
- Coerência e viabilidade da estratégia escolhida pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre a Mata Atlântica.
- Estimular a participação de todos os alunos nas discussões em grupo.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e do protótipo.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a Mata Atlântica.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar o mapa conceitual e o protótipo de ação para preservar a Mata Atlântica.