Aula sobre Mata Atlantica
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que se estende por mais de 17 estados do país. É uma região rica em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas que só podem ser encontradas ali. Infelizmente, a Mata Atlântica é também um dos biomas mais ameaçados do mundo, com grande parte de sua área original já destruída. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade, além de desenvolver habilidades de empatia e colaboração.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da atividade, contextualizando a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos.Etapa 2 - Mapa de empatia
Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre a Mata Atlântica, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos desenvolvam empatia com a Mata Atlântica e compreendam as necessidades e desafios que ela enfrenta.Etapa 3 - Pesquisa sobre a Mata Atlântica
Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre a Mata Atlântica, buscando informações sobre sua biodiversidade, os principais problemas enfrentados e as iniciativas de conservação em andamento.Etapa 4 - Criação de soluções
Com base nas informações coletadas na pesquisa e no mapa de empatia, cada grupo irá criar uma solução para um dos problemas enfrentados pela Mata Atlântica. Eles devem pensar em soluções criativas e viáveis, considerando as necessidades da Mata Atlântica e as limitações do mundo real.Etapa 5 - Apresentação das soluções
Cada grupo irá apresentar sua solução para a turma, explicando como ela pode ajudar a preservar a Mata Atlântica e garantir sua biodiversidade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo as soluções apresentadas pelos colegas, avaliando sua viabilidade e discutindo possíveis melhorias.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade, destacando a importância da Mata Atlântica e da conservação de sua biodiversidade. Faça sugestões de atividades complementares para os alunos, como visitas a parques naturais ou projetos de conservação da natureza.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de empatia e colaboração.
- Compreender a importância da Mata Atlântica e sua biodiversidade.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
- Fomentar o engajamento dos alunos na conservação da natureza.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Qualidade do mapa de empatia e da pesquisa realizada pelos grupos.
- Criatividade e viabilidade das soluções propostas pelos grupos.
- Habilidade dos alunos em apresentar suas soluções para a turma.
- Participação construtiva dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da atividade de forma clara e objetiva.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los durante as atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos e garantir que todos tenham oportunidade de contribuir.
- Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.
- Concluir a atividade de forma clara e objetiva, destacando os principais pontos abordados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Realizar pesquisas e análises de informações de forma crítica e criativa.
- Propor soluções viáveis e criativas para os problemas enfrentados pela Mata Atlântica.
- Participar construtivamente da discussão em grupo e avaliar as soluções propostas pelos colegas.