Aula sobre Mata Atlantica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A Mata Atlântica é um bioma que se estende ao longo da costa brasileira, abrangendo uma grande diversidade de ecossistemas. Infelizmente, essa região sofreu muito com a ação humana, tendo uma grande parte de sua vegetação original destruída. Nesta atividade, os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre a Mata Atlântica. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve explicação sobre a Mata Atlântica, sua localização e importância. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar seu jogo.Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações
Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas à Mata Atlântica. Forneça materiais de pesquisa para que os alunos possam buscar informações e ideias para as cartas.Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos
Os grupos trocarão suas cartas com outro grupo, para que cada grupo tenha um conjunto de perguntas e afirmações, diferente do que criou.Etapa 5 - Criação do jogo
Cada grupo usará as cartas recebidas para criar um jogo de perguntas e respostas sobre a Mata Atlântica, que poderá ser jogado por toda a turma.Etapa 6 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.Etapa 7 - Discussão em grupo
Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre a importância da Mata Atlântica e o que podemos fazer para preservá-la.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Fomentar o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
- Qualidade e relevância das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
- Clareza das regras e apresentação do jogo.
- Envolvimento dos alunos na discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
Ações do professor
- Explicar o objetivo da atividade e a metodologia a ser utilizada.
- Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
- Orientar e auxiliar os grupos na criação das cartas e do jogo.
- Conduzir a discussão em grupo sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação das cartas e do jogo.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Participar da discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
- Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo.