Aula sobre Mata Atlantica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A Mata Atlântica é um bioma que se estende ao longo da costa brasileira, abrangendo uma grande diversidade de ecossistemas. Infelizmente, essa região sofreu muito com a ação humana, tendo uma grande parte de sua vegetação original destruída. Nesta atividade, os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre a Mata Atlântica. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade com uma breve explicação sobre a Mata Atlântica, sua localização e importância. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia que será utilizada.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada grupo receberá um conjunto de cartas em branco para criar seu jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações relacionadas à Mata Atlântica. Forneça materiais de pesquisa para que os alunos possam buscar informações e ideias para as cartas.

  4. Etapa 4 - Troca de cartas entre os grupos

    Os grupos trocarão suas cartas com outro grupo, para que cada grupo tenha um conjunto de perguntas e afirmações, diferente do que criou.

  5. Etapa 5 - Criação do jogo

    Cada grupo usará as cartas recebidas para criar um jogo de perguntas e respostas sobre a Mata Atlântica, que poderá ser jogado por toda a turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre a importância da Mata Atlântica e o que podemos fazer para preservá-la.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Fomentar o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade e relevância das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Clareza das regras e apresentação do jogo.
  • Envolvimento dos alunos na discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade e a metodologia a ser utilizada.
  • Fornecer materiais de pesquisa para os alunos.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação das cartas e do jogo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação das cartas e do jogo.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Participar da discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Demonstrar criatividade e originalidade na criação do jogo.