Aula sobre Mata Atlantica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que ocupa uma área de 13% do território nacional. É uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais. No entanto, a Mata Atlântica é também um dos biomas mais ameaçados do planeta, com apenas 12,4% de sua área original preservada. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.
A atividade será desenvolvida em 6 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da atividade, apresentando os objetivos e a metodologia que será utilizada. Em seguida, faça uma breve revisão dos conceitos de biomas e da Mata Atlântica.Etapa 2 - Debate em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado à Mata Atlântica. Eles terão 15 minutos para pesquisar e discutir o tema em grupo. Em seguida, cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua discussão para a turma.Etapa 3 - Debate em plenário
Após as apresentações dos grupos, será aberto um debate em plenário. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os temas apresentados pelos outros grupos.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.Etapa 5 - Apresentação do modelo de avaliação por rubrica
Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica para a turma. Discuta com os alunos os critérios utilizados e como eles podem ser aplicados em outras atividades.Etapa 6 - Encerramento
Faça um breve resumo da atividade e dos conceitos discutidos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e como eles podem contribuir para essa causa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o desempenho de seus colegas de forma crítica e construtiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate em grupo e em plenário.
- Qualidade das informações apresentadas durante o debate.
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
- Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.
- Participação na reflexão final sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.
Ações do professor
- Introduzir o tema da atividade e a metodologia que será utilizada.
- Orientar os alunos durante o debate em grupo e em plenário.
- Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Discutir com os alunos os critérios utilizados no modelo de avaliação por rubrica.
- Fazer um resumo da atividade e incentivar a reflexão sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo e em plenário.
- Pesquisar e discutir o tema em grupo.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
- Refletir sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.