Aula sobre Mata Atlantica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que ocupa uma área de 13% do território nacional. É uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais. No entanto, a Mata Atlântica é também um dos biomas mais ameaçados do planeta, com apenas 12,4% de sua área original preservada. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema da atividade, apresentando os objetivos e a metodologia que será utilizada. Em seguida, faça uma breve revisão dos conceitos de biomas e da Mata Atlântica.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um tema relacionado à Mata Atlântica. Eles terão 15 minutos para pesquisar e discutir o tema em grupo. Em seguida, cada grupo terá 5 minutos para apresentar sua discussão para a turma.

  3. Etapa 3 - Debate em plenário

    Após as apresentações dos grupos, será aberto um debate em plenário. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os temas apresentados pelos outros grupos.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos irão criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante o debate.

  5. Etapa 5 - Apresentação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo apresentará seu modelo de avaliação por rubrica para a turma. Discuta com os alunos os critérios utilizados e como eles podem ser aplicados em outras atividades.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um breve resumo da atividade e dos conceitos discutidos. Os alunos serão incentivados a refletir sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e como eles podem contribuir para essa causa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o desempenho de seus colegas de forma crítica e construtiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo e em plenário.
  • Qualidade das informações apresentadas durante o debate.
  • Coerência e clareza na apresentação das ideias.
  • Uso adequado do modelo de avaliação por rubrica.
  • Participação na reflexão final sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da atividade e a metodologia que será utilizada.
  • Orientar os alunos durante o debate em grupo e em plenário.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Discutir com os alunos os critérios utilizados no modelo de avaliação por rubrica.
  • Fazer um resumo da atividade e incentivar a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo e em plenário.
  • Pesquisar e discutir o tema em grupo.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar o modelo de avaliação por rubrica para a turma.
  • Refletir sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.