Aula sobre Mata Atlantica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas em biodiversidade do mundo, mas infelizmente é também uma das mais ameaçadas. Ela é encontrada em diversos estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, entre outros. A Mata Atlântica é importante por diversos motivos, entre eles a produção de água, a regulação do clima, a proteção do solo e a manutenção da biodiversidade. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a Mata Atlântica e sua importância, além de conhecerem os componentes físico-naturais que compõem essa região.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação e divisão em grupos

    Apresente o tema e explique como será a atividade. Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. A primeira estação será sobre a fauna da Mata Atlântica, a segunda sobre a flora e a terceira sobre a importância da Mata Atlântica.

  2. Etapa 2 - Na estação 1- a fauna da Mata Atlântica

    Os alunos irão pesquisar sobre os animais que vivem na Mata Atlântica, como aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Eles deverão criar um cartaz com imagens e informações sobre os animais encontrados na região.

  3. Etapa 3 - Na estação 2 - a flora da Mata Atlântica

    Os alunos irão pesquisar sobre as plantas que compõem a Mata Atlântica, como árvores, arbustos e flores. Eles deverão criar um cartaz com imagens e informações sobre as plantas encontradas na região.

  4. Etapa 4 - Na estação 3 - a importância da Mata Atlântica

    Os alunos irão pesquisar sobre a importância da Mata Atlântica para a biodiversidade, para o clima e para a produção de água. Eles deverão criar um cartaz com imagens e informações sobre a importância da Mata Atlântica.

  5. Etapa 5 - Troca entre as estações

    Os alunos irão se revezar nas estações, com um tempo determinado, em cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos cartazes

    Ao final das atividades, os alunos deverão apresentar os cartazes criados para a turma, explicando o que aprenderam sobre a fauna, flora e importância da Mata Atlântica.

  7. Etapa 7 - Finalização

    Finalizando a atividade, abra um espaço para debate e discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e o que cada um pode fazer para ajudar na conservação dessa região.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em apresentar e explicar suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade dos cartazes criados.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos cartazes.

Ações do professor

  • Organizar a turma em grupos e explicar as atividades.
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e criação dos cartazes.
  • Estimular o debate e a discussão sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Pesquisar e criar cartazes com informações claras e objetivas.
  • Apresentar e explicar as informações dos cartazes para a turma.