Aula sobre Mata Atlantica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Mata Atlântica é um bioma brasileiro muito importante, pois abriga uma grande biodiversidade de plantas e animais, além de ser fonte de água e ar puro. Infelizmente, a Mata Atlântica também é um dos biomas mais ameaçados do mundo, com apenas 12% de sua cobertura original preservada. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a pensar em soluções para a preservação da Mata Atlântica, na qual eles criarão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade apresentando o tema Mata Atlântica e sua importância para o Brasil e o mundo. Em seguida, os alunos assistem a um vídeo curto sobre a Mata Atlântica e respondem a algumas perguntas sobre o que viram.

  2. Etapa 2 - Sala Invertida

    Os alunos recebem um texto curto sobre a Mata Atlântica e sua biodiversidade para ler em casa. Eles devem anotar suas dúvidas e comentários sobre o texto em um caderno.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Em sala, os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem utilizar esse modelo para avaliar a atividade e desenvolver o tema da atividade.

  4. Etapa 4 - Debate em grupo

    Os alunos se dividem em grupos e discutem suas avaliações da atividade e do tema. Incentive a troca de ideias e a construção coletiva de soluções para a preservação da Mata Atlântica.

  5. Etapa 5 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresenta suas avaliações e soluções para a turma. Faça a mediação da apresentação e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce a importância da preservação da Mata Atlântica. Faça também uma avaliação geral da atividade e agradeça a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção coletiva de soluções para a preservação da Mata Atlântica.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre suas próprias aprendizagens por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção coletiva de soluções para a preservação da Mata Atlântica.
  • Qualidade da avaliação e reflexão dos alunos sobre a atividade e o tema por meio da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos durante toda a atividade.
  • Respeito às regras e normas de convivência em sala.

Ações do professor

  • Mediar o debate em grupo e incentivar a participação de todos os alunos.
  • Fazer uma síntese da atividade e reforçar a importância da preservação da Mata Atlântica.
  • Fazer uma avaliação geral da atividade e agradecer a participação dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção coletiva de soluções para a preservação da Mata Atlântica.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre suas próprias aprendizagens por meio da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do aluno

  • Ler o texto sobre a Mata Atlântica e anotar suas dúvidas e comentários em um caderno.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.
  • Participar ativamente do debate em grupo e da construção coletiva de soluções para a preservação da Mata Atlântica.
  • Apresentar claramente as soluções do grupo para a turma.
  • Respeitar as regras e normas de convivência em sala.