Aula sobre Mata De Araucarias

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A Mata de Araucárias é um bioma típico do sul do Brasil, composto principalmente pela árvore Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-do-paraná. É um bioma ameaçado de extinção devido à exploração intensiva da madeira e ao avanço da agricultura e da pecuária. Além disso, a Mata de Araucárias é um importante ecossistema que abriga uma grande diversidade de animais e plantas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a Mata de Araucárias e sua importância para o meio ambiente e para a sociedade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando sobre a Mata de Araucárias, sua localização geográfica, clima e características. Em seguida, oriente os alunos a realizar uma pesquisa em grupo para identificar os principais problemas enfrentados pela Mata de Araucárias, como desmatamento e queimadas.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar um esboço do que eles acham que poderia ser feito para proteger a Mata de Araucárias. Eles podem desenhar, escrever ou usar outras formas de expressão para apresentar suas ideias.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir as ideias apresentadas e escolher a melhor proposta para proteger a Mata de Araucárias. Eles devem justificar a escolha da proposta e apresentar argumentos para convencer os demais colegas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com base na proposta escolhida, os alunos devem criar um protótipo que represente como seria a aplicação da ideia na prática. Eles podem utilizar materiais diversos, como papel, cartolina, tesoura, cola, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem apresentar seus protótipos para a turma e explicar como a proposta escolhida poderia ser aplicada na prática. A turma deve avaliar os protótipos e discutir como a ideia pode ser melhorada ou adaptada para a realidade da Mata de Araucárias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao propor soluções para problemas ambientais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Criatividade e originalidade na criação dos protótipos.
  • Capacidade de argumentação e persuasão na defesa da proposta escolhida.
  • Coerência entre a proposta e a realidade da Mata de Araucárias.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos e a colaboração entre os grupos.
  • Fornecer informações e exemplos práticos sobre a Mata de Araucárias.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Adaptar a metodologia Design Sprint às necessidades e características da turma.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em grupo sobre a Mata de Araucárias.
  • Criar esboços e protótipos para apresentar suas ideias.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e da escolha da proposta.
  • Apresentar argumentos convincentes para defender suas ideias.
  • Avaliar e discutir os protótipos criados pelos demais grupos.