Aula sobre Mata De Araucarias

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Mata de Araucárias é uma formação vegetal típica da região Sul do Brasil, que se estende pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É uma das formações mais ameaçadas do país, devido à exploração intensiva de madeira e à expansão de atividades agropecuárias. A aula será trabalhada utilizando a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é que os alunos aprendam a caracterizar as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade, com foco nas Matas de Araucárias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve apresentação sobre a Mata de Araucárias, sua localização, importância e ameaças. Em seguida, divida os alunos em grupos de quatro pessoas e receberão a tarefa de criar um mapa de empatia sobre a Mata de Araucárias.

  2. Etapa 2 - O que ele pensa e sente?

    Os alunos deverão identificar e registrar o que uma pessoa que vive na Mata de Araucárias pensa e sente em relação ao seu ambiente natural. Forneça algumas orientações e exemplos para ajudar os alunos a iniciar a atividade.

  3. Etapa 3 - O que ele escuta?

    Os alunos deverão identificar e registrar os sons que uma pessoa que vive na Mata de Araucárias escuta em seu ambiente natural. Disponibilize materiais audiovisuais que servirão de subsídios para o desenvolvimento desta atividade.

  4. Etapa 4 - O que ele fala e faz?

    Os alunos deverão identificar e registrar o que uma pessoa que vive na Mata de Araucárias fala e faz em relação ao seu ambiente natural. Apresente imagens ou vídeos que possam auxiliar no desenvolvimento desta atividade.

  5. Etapa 5 - O que ele vê?

    Os alunos deverão identificar e registrar o que uma pessoa que vive na Mata de Araucárias vê em seu ambiente natural. Forneça materiais que possam auxiliar na realização desta atividade.

  6. Etapa 6 - Dores e Ganhos

    Os alunos deverão identificar e registrar as dores e ganhos de uma pessoa que vive na Mata de Araucárias em relação ao seu ambiente natural. Auxilie os alunos no preenchimento do mapa de empatia a partir do desenvolvimento das atividades.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Mapas de Empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma. Conduza uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas, bem como sobre as percepções dos alunos em relação à Mata de Araucárias.

  8. Etapa 8 - Finalização

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema, considerando os impactos que essa vegetação brasileira tem sofrido. Questione-os sobre como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a empatia e a compreensão das perspectivas de pessoas que vivem em ambientes naturais diferentes.
  • Promover a reflexão sobre a importância da conservação das Matas de Araucárias e sobre as ameaças que elas enfrentam.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade e clareza das informações registradas no mapa de empatia.
  • Coerência e consistência do mapa de empatia em relação ao tema proposto.
  • Participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa de empatia.
  • Reflexão crítica sobre a importância da conservação das Matas de Araucárias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as orientações para a atividade.
  • Fornecer exemplos e orientações para ajudar os alunos a iniciar a atividade.
  • Conduzir a discussão em grupo e a apresentação dos mapas de empatia.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema e a importância da conservação das Matas de Araucárias.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Identificar e registrar as informações solicitadas no mapa de empatia.
  • Contribuir para a discussão em grupo e para a apresentação do mapa de empatia.
  • Refletir criticamente sobre o tema e a importância da conservação das Matas de Araucárias.
  • Demonstrar comprometimento e responsabilidade durante a atividade.