Aula sobre Mata De Araucarias
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Mata de Araucárias é um bioma brasileiro que se estende por uma área de cerca de 200 mil km², principalmente no Sul do país. É um ecossistema rico em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas, e também possui grande importância econômica, pois é uma das principais fontes de madeira do Brasil. Nesta aula, os alunos irão conhecer melhor a Mata de Araucárias e suas características, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). A metodologia consiste em um debate organizado em que os alunos são divididos em grupos, e cada grupo tem um papel específico a ser desempenhado.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema: “Mata de Araucárias”, contextualize utilizando um mapa, apontando sua localização, importância e ameaças.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor têm 20 minutos para pesquisar sobre a Mata de Araucárias e preparar seus argumentos. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de informação.Etapa 4 - Debate
O debate é iniciado com a apresentação dos argumentos do grupo defensor, seguida pelos argumentos do grupo opositor. Cada grupo tem 10 minutos para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora faz perguntas e avalia os argumentos apresentados pelos dois grupos.Etapa 5 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre os argumentos apresentados e incentive os alunos a expressarem suas opiniões sobre a Mata de Araucárias.Etapa 6 - Sistematização
Após as discussões, promova uma sistematização dos dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação da Mata de Araucárias.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema, considerando os impactos que essa vegetação brasileira tem sofrido. Questione-os sobre como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Incentivar a expressão de opiniões e o respeito às diferenças.
Critérios de avaliação
- Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
- Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
- Utilização de fontes de informação confiáveis.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia a ser utilizada.
- Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
- Promover a discussão em grupo e fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a Mata de Araucárias e preparar seus argumentos.
- Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
- Respeitar as opiniões dos colegas e da banca julgadora.