Aula sobre Mata De Araucarias

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Mata de Araucárias é um bioma brasileiro que se estende por uma área de cerca de 200 mil km², principalmente no Sul do país. É um ecossistema rico em biodiversidade, com diversas espécies de animais e plantas, e também possui grande importância econômica, pois é uma das principais fontes de madeira do Brasil. Nesta aula, os alunos irão conhecer melhor a Mata de Araucárias e suas características, por meio da metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC). A metodologia consiste em um debate organizado em que os alunos são divididos em grupos, e cada grupo tem um papel específico a ser desempenhado.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema: “Mata de Araucárias”, contextualize utilizando um mapa, apontando sua localização, importância e ameaças.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor têm 20 minutos para pesquisar sobre a Mata de Araucárias e preparar seus argumentos. Eles podem utilizar livros, artigos, vídeos e outras fontes de informação.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate é iniciado com a apresentação dos argumentos do grupo defensor, seguida pelos argumentos do grupo opositor. Cada grupo tem 10 minutos para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora faz perguntas e avalia os argumentos apresentados pelos dois grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre os argumentos apresentados e incentive os alunos a expressarem suas opiniões sobre a Mata de Araucárias.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após as discussões, promova uma sistematização dos dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação da Mata de Araucárias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema, considerando os impactos que essa vegetação brasileira tem sofrido. Questione-os sobre como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Incentivar a expressão de opiniões e o respeito às diferenças.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Utilização de fontes de informação confiáveis.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar a metodologia a ser utilizada.
  • Estimular a pesquisa e o debate em grupo.
  • Promover a discussão em grupo e fazer uma síntese dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a Mata de Araucárias e preparar seus argumentos.
  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Respeitar as opiniões dos colegas e da banca julgadora.