Aula sobre Mata De Araucarias
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A Mata de Araucárias é um bioma encontrado principalmente na região Sul do Brasil, composto por árvores de grande porte e folhas em formato de agulha. É um ecossistema rico em biodiversidade, com várias espécies de animais e plantas. A Mata de Araucárias é importante para a manutenção do equilíbrio ambiental, além de ser um patrimônio cultural e histórico do país. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da Mata de Araucárias, apresente imagens da Mata de Araucárias e dos animais que habitam o local.Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Características da Mata de Araucárias
Nesta estação os alunos deverão observar imagens e textos sobre as características da Mata de Araucárias e responderão a perguntas relacionadas ao tema.Etapa 4 - Estação 2 - Animais da Mata de Araucárias
Nesta estação os alunos irão observar imagens e textos sobre os animais que habitam a Mata de Araucárias e responderão a perguntas relacionadas ao tema.Etapa 5 - Estação 3 - Importância da Mata de Araucárias
Nesta estação os alunos irão observar imagens e textos sobre a importância da Mata de Araucárias para o meio ambiente e responderão a perguntas relacionadas ao tema.Etapa 6 - Síntese
Concluindo a rotação, reúna a turma e faça uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Eles deverão apresentarargumentos sobre a importância da Mata de Araucárias para a manutenção do equilíbrio ambiental, além de ser um patrimônio cultural e histórico do país. Utilize a lousa e pontue as contribuições dos alunos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
- Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão adequada do tema e das informações trabalhadas.
- Capacidade de análise e interpretação dos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
- Estimular a participação e a interação dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Observar e analisar as informações apresentadas.
- Interagir com os colegas durante as atividades.