Aula sobre Mata De Araucarias

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A Mata de Araucárias é um bioma encontrado principalmente na região Sul do Brasil, composto por árvores de grande porte e folhas em formato de agulha. É um ecossistema rico em biodiversidade, com várias espécies de animais e plantas. A Mata de Araucárias é importante para a manutenção do equilíbrio ambiental, além de ser um patrimônio cultural e histórico do país. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia de Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, contextualizando a importância da Mata de Araucárias, apresente imagens da Mata de Araucárias e dos animais que habitam o local.

  2. Etapa 2 - Orientação e Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Características da Mata de Araucárias

    Nesta estação os alunos deverão observar imagens e textos sobre as características da Mata de Araucárias e responderão a perguntas relacionadas ao tema.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Animais da Mata de Araucárias

    Nesta estação os alunos irão observar imagens e textos sobre os animais que habitam a Mata de Araucárias e responderão a perguntas relacionadas ao tema.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Importância da Mata de Araucárias

    Nesta estação os alunos irão observar imagens e textos sobre a importância da Mata de Araucárias para o meio ambiente e responderão a perguntas relacionadas ao tema.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Concluindo a rotação, reúna a turma e faça uma síntese sobre o que aprenderam nas três estações. Eles deverão apresentarargumentos sobre a importância da Mata de Araucárias para a manutenção do equilíbrio ambiental, além de ser um patrimônio cultural e histórico do país. Utilize a lousa e pontue as contribuições dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Desenvolver a capacidade de observação e análise crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão adequada do tema e das informações trabalhadas.
  • Capacidade de análise e interpretação dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades nas estações.
  • Estimular a participação e a interação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades nas estações.
  • Observar e analisar as informações apresentadas.
  • Interagir com os colegas durante as atividades.