Aula sobre Mata De Araucarias
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A Mata de Araucárias é um bioma típico do sul do Brasil, composto por árvores de grande porte e riqueza em biodiversidade. Essa floresta é uma das mais ameaçadas do país, devido à exploração intensa de madeira e a expansão da agricultura. Nesta aula, os estudantes serão convidados a conhecer mais sobre a Mata de Araucárias, sua importância ecológica e cultural, e as ameaças que ela enfrenta. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a Mata de Araucárias, mostrando imagens e vídeos dessa vegetação brasileira.Etapa 2 - Formação dos grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Disponibilize um texto para cada aluno, orientando que a leitura deverá ser realizada em casa, trazendo um resumo para a próxima aula.Etapa 3 - Mapa Conceitual
Em sala de aula, cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a Mata de Araucárias, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deverá ser criado em papel sulfite, utilizando canetas coloridas. O texto lido em casa servirá de subsídio para o preenchimento do mapa conceitual.Etapa 4 - Apresentação dos Mapas
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os subtópicos escolhidos. Estimule a discussão entre os grupos, promovendo reflexões sobre a importância da Mata de Araucárias e as ameaças que ela enfrenta.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre a Mata de Araucárias, como a produção de pinhão, a exploração de madeira, a preservação da biodiversidade e a importância cultural desse domínio. Estimule os alunos a fazer perguntas, participando da discussão.Etapa 6 - Sistematização
Após as discussões, promova uma sistematização dos dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação da Mata de Araucárias.Etapa 7 - Conclusão
Façauma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância da Mata de Araucárias e as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional;
- Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias;
- Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
- Compreensão das ideias centrais e dos subtópicos sobre a Mata de Araucárias;
- Participação na discussão e reflexão sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias;
- Trabalho em grupo e cooperação entre os estudantes.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema;
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
- Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias.
Ações do aluno
- Ler o texto curto sobre o tema;
- Criar um mapa conceitual sobre a Mata de Araucárias;
- Participar da discussão e reflexão sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias.