Aula sobre Mata De Araucarias

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Mata de Araucárias é um bioma típico do sul do Brasil, composto por árvores de grande porte e riqueza em biodiversidade. Essa floresta é uma das mais ameaçadas do país, devido à exploração intensa de madeira e a expansão da agricultura. Nesta aula, os estudantes serão convidados a conhecer mais sobre a Mata de Araucárias, sua importância ecológica e cultural, e as ameaças que ela enfrenta. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema, com o objetivo de desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a Mata de Araucárias, mostrando imagens e vídeos dessa vegetação brasileira.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos. Disponibilize um texto para cada aluno, orientando que a leitura deverá ser realizada em casa, trazendo um resumo para a próxima aula.

  3. Etapa 3 - Mapa Conceitual

    Em sala de aula, cada grupo deverá criar um mapa conceitual sobre a Mata de Araucárias, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa deverá ser criado em papel sulfite, utilizando canetas coloridas. O texto lido em casa servirá de subsídio para o preenchimento do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Mapas

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e os subtópicos escolhidos. Estimule a discussão entre os grupos, promovendo reflexões sobre a importância da Mata de Araucárias e as ameaças que ela enfrenta.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a Mata de Araucárias, como a produção de pinhão, a exploração de madeira, a preservação da biodiversidade e a importância cultural desse domínio. Estimule os alunos a fazer perguntas, participando da discussão.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Após as discussões, promova uma sistematização dos dos principais pontos discutidos e reforçando a importância da preservação da Mata de Araucárias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Façauma breve conclusão sobre a aula, reforçando a importância da Mata de Araucárias e as dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias;
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação entre os estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
  • Compreensão das ideias centrais e dos subtópicos sobre a Mata de Araucárias;
  • Participação na discussão e reflexão sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias;
  • Trabalho em grupo e cooperação entre os estudantes.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do mapa conceitual;
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias.

Ações do aluno

  • Ler o texto curto sobre o tema;
  • Criar um mapa conceitual sobre a Mata de Araucárias;
  • Participar da discussão e reflexão sobre a importância da preservação da Mata de Araucárias.