Aula sobre Matas Ciliares

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As matas ciliares são áreas de vegetação que se encontram ao longo das margens dos rios, lagos e nascentes, desempenhando um papel fundamental na proteção e conservação dos recursos hídricos. Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre a importância das matas ciliares e como elas ajudam a manter a qualidade da água, além de entender como o ciclo da água ocorre na natureza. Para isso, os alunos serão desafiados a criar um modelo com 5 etapas para entender, esboçar, decidir, prototipar e testar os seus conhecimentos sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a atividade com uma roda de conversa para entender o que os alunos já sabem sobre matas ciliares e o ciclo da água. Em seguida, apresente um vídeo explicativo sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Para isso, eles deverão utilizar palavras-chave e imagens que representem as informações aprendidas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar o seu mapa conceitual para a turma e em conjunto decidirão quais informações são mais relevantes sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com as informações definidas, cada grupo irá criar um cartaz explicativo sobre a importância das matas ciliares e como elas ajudam a manter a qualidade da água.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os cartazes serão expostos na sala e os alunos farão uma visita guiada para ler e entender cada um deles. Em seguida, faça uma revisão dos principais pontos abordados na atividade e proponha uma tarefa de fixação sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade dos mapas conceituais e cartazes produzidos pelos grupos.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância das matas ciliares e como elas ajudam a manter a qualidade da água.

Ações do professor

  • Apresentar um vídeo explicativo sobre o tema.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação dos mapas conceituais e cartazes.
  • Propor uma atividade de fixação sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar mapas conceituais e cartazes sobre o tema.
  • Fazer uma visita guiada para ler e entender os cartazes produzidos pelos outros grupos.