Aula sobre Matas Ciliares

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


As matas ciliares são áreas de vegetação que se encontram ao longo de rios, córregos e nascentes. Elas são importantes para a preservação da biodiversidade, pois ajudam a proteger a fauna e a flora, além de serem responsáveis por manter a qualidade da água. Nesta atividade, vamos entender como as matas ciliares funcionam e como elas são importantes para o meio ambiente. Os alunos criarão um mapa de empatia, que nos ajudará a entender melhor o que pensam e sentem as pessoas que vivem próximas às matas ciliares, o que elas escutam, falam e fazem, o que veem e quais são suas dores e ganhos em relação a essa área.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância das matas ciliares para o meio ambiente. Ele poderá utilizar imagens e vídeos para ilustrar o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo deverá criar um mapa de empatia sobre as pessoas que vivem próximas às matas ciliares. Forneça materiais como cartolinas, post-its e canetas coloridas para auxiliar na criação dos mapas.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, explicando o que foi identificado em cada campo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as informações identificadas nos mapas de empatia. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e ideias sobre o assunto.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos deverão criar uma maquete de uma mata ciliar, utilizando materiais como papel, cola, tesoura e tintas. Eles deverão representar os principais elementos de uma mata ciliar, como árvores, arbustos, rios e animais.

  6. Etapa 6 - Apresentação das maquetes

    Cada grupo apresentará sua maquete para a turma, explicando como ela representa uma mata ciliar e quais são os principais elementos presentes nela.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a importância das matas ciliares e como os alunos podem contribuir para sua preservação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Estimular a criatividade e a reflexão crítica dos alunos em relação à importância das matas ciliares e sua preservação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Criatividade e qualidade da maquete produzida pelo grupo.
  • Conhecimento adquirido pelos alunos sobre a importância das matas ciliares e sua preservação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das matas ciliares.
  • Fornecer materiais para a criação dos mapas de empatia e das maquetes.
  • Conduzir as discussões em grupo e a reflexão final.
  • Avaliar as atividades desenvolvidas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Criar um mapa de empatia sobre as pessoas que vivem próximas às matas ciliares.
  • Criar uma maquete representando uma mata ciliar.
  • Apresentar o mapa de empatia e a maquete para a turma.
  • Refletir sobre a importância das matas ciliares e sua preservação.