Aula sobre Matas Ciliares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As matas ciliares são importantes áreas de vegetação que protegem as margens dos rios e córregos, mantendo a qualidade da água e preservando a biodiversidade. Infelizmente, essas áreas estão sendo degradadas devido à ação humana, o que pode causar impactos negativos na fauna e flora. Nesta atividade, os estudantes irão aprender sobre a importância das matas ciliares e como elas estão relacionadas com o ciclo da água. A metodologia utilizada irá fazer os alunos criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das matas ciliares para o meio ambiente. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas e cada grupo irá escolher um líder.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos irão criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema das matas ciliares. O jogo deve ser criado de forma que as perguntas e afirmações sejam desafiadoras e, ao mesmo tempo, didáticas. Auxilie os grupos durante a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Durante a apresentação, os alunos irão responder às perguntas e afirmações propostas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as principais informações aprendidas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Recapitule os principais pontos abordados e reforce a importância da preservação das matas ciliares.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como, por exemplo, pesquisar sobre a importância de outras áreas verdes para o meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever o ciclo da água.
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação das matas ciliares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações propostas.
  • Participação durante as apresentações dos jogos.
  • Envolvimento na discussão em grupo.
  • Compreensão dos principais pontos abordados.

Ações do professor

  • Explicar a importância das matas ciliares e como elas estão relacionadas com o ciclo da água.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a participação e a cooperação entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da preservação das matas ciliares.
  • Recapitular os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo.
  • Propor perguntas e afirmações desafiadoras e didáticas sobre o tema.
  • Participar das apresentações dos jogos.
  • Discutir em grupo sobre as principais informações aprendidas.
  • Refletir sobre a importância da preservação das matas ciliares.