Aula sobre Matas Ciliares

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As matas ciliares são áreas de vegetação que se encontram às margens de rios, córregos e nascentes. Elas são importantes para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, pois servem de abrigo e alimento para muitas espécies de animais e plantas. Além disso, as matas ciliares ajudam a evitar a erosão das margens dos rios e a manter a qualidade da água. Os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e reconhecer os principais componentes das bacias e redes hidrográficas.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema das matas ciliares, explicando sua importância para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a realização das atividades.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Ciclo da água

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água e a diferença entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de observação do ciclo da água em um experimento com água e um recipiente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Componentes das bacias e redes hidrográficas

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre os principais componentes das bacias e redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de identificação dos componentes em um mapa.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Importância das matas ciliares

    Nessa estação, os alunos irão aprender sobre a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de identificação das espécies de animais e plantas que habitam as matas ciliares.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa

    Ao final das atividades, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e aprendizados. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre a importância das matas ciliares e dos recursos hídricos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
  • Reconhecer os principais componentes das bacias e redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
  • Compreender a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados.
  • Capacidade de identificar os principais componentes das bacias e redes hidrográficas.
  • Capacidade de reconhecer a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
  • Capacidade de refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a realização das atividades.
  • Orientar os alunos na realização das atividades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Prestar atenção às explicações.
  • Realizar as atividades propostas com dedicação.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.