Aula sobre Matas Ciliares
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As matas ciliares são áreas de vegetação que se encontram às margens de rios, córregos e nascentes. Elas são importantes para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, pois servem de abrigo e alimento para muitas espécies de animais e plantas. Além disso, as matas ciliares ajudam a evitar a erosão das margens dos rios e a manter a qualidade da água. Os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e reconhecer os principais componentes das bacias e redes hidrográficas.
A atividade será desenvolvida em 5 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema das matas ciliares, explicando sua importância para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos para a realização das atividades.Etapa 2 - Estação 1 - Ciclo da água
Nessa estação, os alunos irão aprender sobre o ciclo da água e a diferença entre o escoamento superficial no ambiente urbano e rural. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de observação do ciclo da água em um experimento com água e um recipiente.Etapa 3 - Estação 2 - Componentes das bacias e redes hidrográficas
Nessa estação, os alunos irão aprender sobre os principais componentes das bacias e redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de identificação dos componentes em um mapa.Etapa 4 - Estação 3 - Importância das matas ciliares
Nessa estação, os alunos irão aprender sobre a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade. Será utilizada uma apresentação em slides para explicar o conteúdo e, em seguida, os alunos farão uma atividade prática de identificação das espécies de animais e plantas que habitam as matas ciliares.Etapa 5 - Roda de conversa
Ao final das atividades, os alunos se reunirão em uma roda de conversa para compartilhar suas experiências e aprendizados. Faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos sobre a importância das matas ciliares e dos recursos hídricos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de descrever o ciclo da água e comparar o escoamento superficial no ambiente urbano e rural.
- Reconhecer os principais componentes das bacias e redes hidrográficas e sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
- Compreender a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
- Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Capacidade de identificar os principais componentes das bacias e redes hidrográficas.
- Capacidade de reconhecer a importância das matas ciliares para a preservação dos recursos hídricos e da biodiversidade.
- Capacidade de refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para a realização das atividades.
- Orientar os alunos na realização das atividades.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão dos alunos sobre o tema.
- Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Prestar atenção às explicações.
- Realizar as atividades propostas com dedicação.
- Colaborar com os colegas de grupo.
- Refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e das matas ciliares.