Aula sobre Matas Ciliares
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
As matas ciliares são áreas de vegetação que se encontram ao redor de rios, lagos e nascentes. Essas matas são importantes para a manutenção da qualidade da água e da biodiversidade, pois ajudam a evitar a erosão do solo e a diminuir a quantidade de poluentes que chegam aos corpos d'água. Nesta atividade, vamos aprender mais sobre as matas ciliares e como elas são importantes para o nosso meio ambiente. Para isso, os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Faça a contextualização do tema e apresente os objetivos da atividade. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo sobre matas ciliares.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre o tema em grupos. Eles deverão buscar informações sobre o que são matas ciliares, sua importância, exemplos de espécies que habitam essas áreas e como elas podem ser preservadas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Com base nas informações coletadas na pesquisa, os alunos criarão um mapa conceitual sobre as matas ciliares. O mapa deve conter uma ideia central (matas ciliares) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os grupos apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Durante as apresentações, faça perguntas para estimular a discussão e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as matas ciliares podem ser preservadas, como a construção de cercas para proteger as áreas, a realização de plantio de mudas e a conscientização da população sobre a importância dessas áreas.Etapa 6 - Discussão
Os alunos discutirão em grupo sobre as informações apresentadas durante a atividade e como elas podem ser aplicadas no cotidiano de cada um.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão e reforce a importância das matas ciliares para o meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.
- Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
- Estimular a reflexão sobre a importância da preservação das matas ciliares.
- Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Clareza e organização do mapa conceitual.
- Participação na discussão em grupo.
- Capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano.
- Participação nas atividades propostas.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar os objetivos da atividade.
- Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Fazer perguntas para estimular a discussão e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.
- Reforçar a importância das matas ciliares para o meio ambiente.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e organizada.
- Participar da discussão em grupo e troca de ideias.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos no cotidiano.
- Participar das atividades propostas.