Materiais naturais e sintéticos
Nesta aula de Ciências, vamos te ajudar a conhecer as diferenças entre materiais naturais e materiais sintéticos. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😀
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Analise as afirmativas:
I. Os medicamentos e os plásticos são exemplos de materiais sintéticos.
II. Um material sintético é totalmente produzido pelo ser humano de forma artificial e não é extraído diretamente da natureza.
III. Infelizmente, os materiais sintéticos não só beneficiam o ser humano: eles também podem prejudicar.
Quais afirmativas estão certas?
Atividade completaA)
I e IIIB) I, II e III
C) Nenhuma delas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A aula de hoje abordará o tema "Materiais naturais e sintéticos". Este tema é muito importante, pois estamos cercados por diversos materiais em nosso cotidiano, e é fundamental que saibamos diferenciar os materiais naturais dos sintéticos e entender como são produzidos. Por exemplo, o plástico é um material sintético muito utilizado, mas você sabe como ele é produzido? E a borracha, é natural ou sintética? É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer os materiais que utilizamos e como são produzidos, para que possam fazer escolhas conscientes e compreender a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa4. Sala de Aula Invertida:
Os materiais naturais e sintéticos estão presentes em nosso cotidiano, desde a roupa que vestimos até os medicamentos que utilizamos. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses materiais e como a produção de materiais sintéticos está diretamente relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.Atividade completa5. Rotação por estações:
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre materiais naturais e sintéticos, sua produção e aplicação no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos como medicamentos, plásticos e tecidos. A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.Atividade completa6. Design Sprint:
A aula sobre "Materiais naturais e sintéticos" tem como objetivo levar os alunos a compreenderem a diferença entre materiais naturais e sintéticos e como eles são produzidos. Além disso, a aula busca mostrar como a produção de materiais sintéticos está ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como os impactos socioambientais causados por essa produção. Para contextualizar o tema, é possível apresentar exemplos como o uso de plásticos em objetos do dia a dia, a produção de medicamentos em laboratórios, entre outros.Atividade completa7. Ensino Híbrido:
O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do nosso dia a dia. Na alimentação, por exemplo, podemos citar o açúcar, que é um produto sintético, e a fruta, que é um produto natural. Na área da saúde, muitos medicamentos são produzidos a partir de substâncias sintéticas. Na indústria têxtil, as fibras sintéticas são muito comuns em tecidos como o nylon e o poliéster.Atividade completaNesta aula, vamos trabalhar a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa do Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
8. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito importante para que os alunos possam compreender a diferença entre os materiais que são encontrados na natureza e aqueles que são produzidos pelo ser humano. É importante que eles compreendam que diversos materiais sintéticos são criados para atender a necessidades específicas da sociedade, como a produção de medicamentos, por exemplo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: