Materiais naturais e sintéticos

Nesta aula de Ciências, vamos te ajudar a conhecer as diferenças entre materiais naturais e materiais sintéticos. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😀

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Analise as afirmativas:

    I. Os medicamentos e os plásticos são exemplos de materiais sintéticos.

    II. Um material sintético é totalmente produzido pelo ser humano de forma artificial e não é extraído diretamente da natureza.

    III. Infelizmente, os materiais sintéticos não só beneficiam o ser humano: eles também podem prejudicar.

    Quais afirmativas estão certas?

    A) I e III

    B) I, II e III

    C) Nenhuma delas.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    A aula de hoje abordará o tema "Materiais naturais e sintéticos". Este tema é muito importante, pois estamos cercados por diversos materiais em nosso cotidiano, e é fundamental que saibamos diferenciar os materiais naturais dos sintéticos e entender como são produzidos. Por exemplo, o plástico é um material sintético muito utilizado, mas você sabe como ele é produzido? E a borracha, é natural ou sintética? É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer os materiais que utilizamos e como são produzidos, para que possam fazer escolhas conscientes e compreender a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Os materiais naturais e sintéticos estão presentes em nosso cotidiano, desde a roupa que vestimos até os medicamentos que utilizamos. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses materiais e como a produção de materiais sintéticos está diretamente relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre materiais naturais e sintéticos, sua produção e aplicação no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos como medicamentos, plásticos e tecidos. A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A aula sobre "Materiais naturais e sintéticos" tem como objetivo levar os alunos a compreenderem a diferença entre materiais naturais e sintéticos e como eles são produzidos. Além disso, a aula busca mostrar como a produção de materiais sintéticos está ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como os impactos socioambientais causados por essa produção. Para contextualizar o tema, é possível apresentar exemplos como o uso de plásticos em objetos do dia a dia, a produção de medicamentos em laboratórios, entre outros.
    Atividade completa
  7. 7. Ensino Híbrido:

    O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do nosso dia a dia. Na alimentação, por exemplo, podemos citar o açúcar, que é um produto sintético, e a fruta, que é um produto natural. Na área da saúde, muitos medicamentos são produzidos a partir de substâncias sintéticas. Na indústria têxtil, as fibras sintéticas são muito comuns em tecidos como o nylon e o poliéster.

    Nesta aula, vamos trabalhar a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa do Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Atividade completa
  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito importante para que os alunos possam compreender a diferença entre os materiais que são encontrados na natureza e aqueles que são produzidos pelo ser humano. É importante que eles compreendam que diversos materiais sintéticos são criados para atender a necessidades específicas da sociedade, como a produção de medicamentos, por exemplo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: