Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A aula de hoje abordará o tema "Materiais naturais e sintéticos". Este tema é muito importante, pois estamos cercados por diversos materiais em nosso cotidiano, e é fundamental que saibamos diferenciar os materiais naturais dos sintéticos e entender como são produzidos. Por exemplo, o plástico é um material sintético muito utilizado, mas você sabe como ele é produzido? E a borracha, é natural ou sintética? É importante que os alunos compreendam a importância de conhecer os materiais que utilizamos e como são produzidos, para que possam fazer escolhas conscientes e compreender a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual os alunos irão criar um diário de bordo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (20 minutos)

    Inicie a aula apresentando o tema "Materiais naturais e sintéticos" e contextualizando-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Apresente a metodologia Aprendizagem Baseada em Projetos e explica como os alunos irão criar um diário de bordo em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Em grupo, os alunos irão discutir e definir um problema relacionado ao tema "Materiais naturais e sintéticos". Oriente os alunos a pensarem em problemas que possam ser resolvidos com a criação de materiais mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os grupos devem pesquisar e apresentar alternativas para a produção de materiais mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente. Sugira a utilização de materiais recicláveis, biodegradáveis ou renováveis.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas apresentadas, os grupos devem escolher uma solução para o problema definido na etapa 2. Oriente os alunos a escolherem uma solução que seja viável e que possa ser colocada em prática.

  5. Etapa 5 - Criação do Diário de Bordo

    Os grupos devem criar um diário de bordo contendo as etapas de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser criado de forma criativa e deve conter imagens, textos e gráficos que ilustrem as etapas do projeto.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos Diários de Bordo

    Os grupos devem apresentar seus diários de bordo para a turma. Incentive a participação e a troca de ideias entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Realize uma reflexão com os alunos sobre os aprendizados adquiridos durante o projeto. Os alunos devem compartilhar suas experiências e opiniões sobre o tema "Materiais naturais e sintéticos".

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos ao propor soluções para um problema relacionado ao tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na discussão e definição do problema.
  • Qualidade e criatividade das alternativas apresentadas pelos grupos.
  • Viabilidade e eficácia da solução escolhida pelos grupos.
  • Qualidade e criatividade do diário de bordo criado pelos grupos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na apresentação dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser trabalhado.
  • Orientar os alunos na pesquisa e apresentação de alternativas.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante todo o projeto.
  • Avaliar e dar feedbacks aos alunos durante todo o projeto.
  • Realizar a reflexão final com os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão e definição do problema.
  • Pesquisar e apresentar alternativas criativas e viáveis.
  • Escolher uma solução viável e eficaz para o problema.
  • Criar um diário de bordo criativo e bem estruturado.
  • Participar ativamente da apresentação dos diários de bordo.