Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A aula sobre "Materiais naturais e sintéticos" tem como objetivo levar os alunos a compreenderem a diferença entre materiais naturais e sintéticos e como eles são produzidos. Além disso, a aula busca mostrar como a produção de materiais sintéticos está ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico, bem como os impactos socioambientais causados por essa produção. Para contextualizar o tema, é possível apresentar exemplos como o uso de plásticos em objetos do dia a dia, a produção de medicamentos em laboratórios, entre outros.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que são materiais naturais e sintéticos, mostrando exemplos e suas diferenças. Os alunos serão divididos em grupos para discutir e listar as diferenças entre esses materiais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço do que entenderam sobre o tema, utilizando palavras-chave e desenhos para ilustrar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Apresente aos alunos o método Design Sprint e explique que eles irão criar um template com 5 etapas para desenvolver o tema. Cada grupo irá discutir e decidir qual será o tema e os subtópicos que irão trabalhar.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão criar um protótipo do template, utilizando materiais diversos como cartolina, canetas coloridas, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma e receberá feedbacks dos colegas e do professor. Em seguida, poderão fazer ajustes e melhorias no template criado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Promover a habilidade dos alunos em avaliar os impactos socioambientais causados pela produção de materiais sintéticos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Qualidade do esboço e do template criado pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Habilidade dos alunos em avaliar os impactos socioambientais causados pela produção de materiais sintéticos.
  • Clareza e organização na apresentação dos protótipos criados pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o conceito de materiais naturais e sintéticos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template utilizando a metodologia Design Sprint.
  • Dar feedbacks construtivos aos grupos durante a apresentação dos protótipos.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Discutir e chegar a um consenso sobre o tema e os subtópicos que irão trabalhar.
  • Criar um esboço claro e organizado do que entenderam sobre o tema.
  • Utilizar a criatividade na criação do protótipo do template.
  • Apresentar o protótipo de forma clara e objetiva para a turma.