Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações do nosso dia a dia. Na alimentação, por exemplo, podemos citar o açúcar, que é um produto sintético, e a fruta, que é um produto natural. Na área da saúde, muitos medicamentos são produzidos a partir de substâncias sintéticas. Na indústria têxtil, as fibras sintéticas são muito comuns em tecidos como o nylon e o poliéster.
Nesta aula, vamos trabalhar a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa do Ensino Híbrido, onde os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema "Materiais naturais e sintéticos" e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto. Os alunos irão preencher o campo de Check-in do template de registro de aprendizagem, colocando suas expectativas para a aula.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos de materiais naturais e sintéticos, como alimentos, medicamentos, tecidos, entre outros. Os alunos irão preencher o campo de aprendizagem do template, registrando as informações apresentadas.Etapa 3 - Debate
Proponha um debate sobre os benefícios e os impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos. Os alunos irão preencher o campo de aprendizagem do template, registrando as principais ideias discutidas.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos irão realizar uma pesquisa em grupos sobre a produção de um material sintético de sua escolha. Eles irão preencher o campo de aprendizagem do template, registrando as informações encontradas.Etapa 5 - Apresentação
Os grupos irão apresentar suas pesquisas para a turma, utilizando recursos visuais e materiais concretos, se possível. Os alunos irão preencher o campo de aprendizagem do template, registrando as principais informações apresentadas.Etapa 6 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out do template, colocando suas impressões sobre a aula e o que aprenderam sobre materiais naturais e sintéticos.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha uma tarefa de casa, como a elaboração de um texto sobre os benefícios e os impactos socioambientais da produção de um material sintético de escolha dos alunos. Os alunos irão preencher o campo de aprendizagem do template, registrando as informações encontradas.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o pensamento crítico dos alunos
- Desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico
- Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos
Critérios de avaliação
- Participação nos debates e nas atividades em grupo
- Qualidade da pesquisa realizada
- Clareza e objetividade na apresentação das informações
- Coerência entre as informações apresentadas e os registros no template de registro de aprendizagem
- Cumprimento da tarefa de casa (opcional)
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema
- Estimular a participação dos alunos nos debates e nas atividades em grupo
- Orientar os alunos na realização da pesquisa e na elaboração da apresentação
- Verificar o preenchimento do template de registro de aprendizagem
- Oferecer feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente dos debates e das atividades em grupo
- Realizar a pesquisa com responsabilidade e comprometimento
- Elaborar uma apresentação clara e objetiva
- Registrar as informações no template de registro de aprendizagem de forma organizada e coerente
- Cumprir a tarefa de casa (opcional) com qualidade e no prazo determinado.