Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Materiais naturais e sintéticos" é muito importante para que os alunos possam compreender a diferença entre os materiais que são encontrados na natureza e aqueles que são produzidos pelo ser humano. É importante que eles compreendam que diversos materiais sintéticos são criados para atender a necessidades específicas da sociedade, como a produção de medicamentos, por exemplo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), na qual os alunos criarão um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Além disso, apresentaremos exemplos práticos e didáticos para que os estudantes possam compreender melhor o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema "Materiais naturais e sintéticos", explicando a diferença entre eles e dando exemplos de cada um. É importante que os alunos compreendam que muitos dos materiais sintéticos são produzidos para atender às necessidades da sociedade, como a produção de medicamentos.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Divida a turma em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo neutro. Cada grupo deve escolher um líder para coordenar as atividades.Etapa 3 - Criação do template de avaliação por rúbrica
Cada grupo deve criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça um modelo de rúbrica para que os alunos possam se basear.Etapa 4 - Debate em grupo
Cada grupo deve escolher um subtema relacionado ao tema principal e realizar um debate entre os membros do grupo, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior.Etapa 5 - Apresentação dos debates
Cada grupo deve apresentar o debate para a turma, utilizando o template de avaliação por rúbrica criado na etapa anterior.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após todas as apresentações, a turma deve discutir sobre os temas apresentados, destacando os pontos positivos e negativos de cada debate.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula, destacando a importância do tema e resumindo os pontos principais abordados durante a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
- Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos.
- Estimular a capacidade de argumentação e debate dos alunos.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema e dos subtemas abordados.
- Participação ativa no debate em grupo.
- Utilização adequada do template de avaliação por rúbrica.
- Capacidade de argumentação e defesa de opiniões.
- Respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Fornecer modelo de rúbrica para que os alunos possam criar seus templates de avaliação.
- Estimular a participação ativa dos alunos no debate em grupo.
- Mediar as discussões em grupo, garantindo que todos tenham espaço para expressar suas opiniões.
- Concluir a aula, destacando a importância do tema e resumindo os pontos principais abordados durante a aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate em grupo.
- Criar um template de avaliação por rúbrica adequado.
- Argumentar de forma clara e objetiva durante o debate.
- Respeitar as opiniões dos colegas.
- Contribuir para a discussão em grupo, destacando os pontos positivos e negativos dos debates apresentados.