Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre materiais naturais e sintéticos, sua produção e aplicação no cotidiano. Serão apresentados exemplos práticos como medicamentos, plásticos e tecidos. A metodologia ativa Rotação por estações será utilizada para que os alunos possam explorar diferentes atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e realize uma discussão em sala de aula sobre a diferença entre materiais naturais e sintéticos. Será abordado também a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos e seus impactos socioambientais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Experimento

    Os alunos irão realizar um experimento para observar a diferença entre materiais naturais e sintéticos. Serão fornecidos diferentes materiais e os alunos deverão realizar testes de resistência, flexibilidade e outras propriedades.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Pesquisa

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos. Serão fornecidos materiais de pesquisa e os alunos deverão responder a perguntas sobre a produção, benefícios e impactos socioambientais.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Debate

    Os alunos irão participar de um debate sobre a produção de materiais sintéticos e seus impactos socioambientais. Serão fornecidos materiais de pesquisa e os alunos deverão expor suas opiniões e argumentos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Realize uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância de avaliar os impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associar a produção de materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer benefícios e avaliar impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Realização do experimento com observações precisas.
  • Realização da pesquisa com respostas completas e embasadas.
  • Participação no debate com argumentos coerentes e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Estimular a participação e o debate entre os alunos.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação sobre sua utilização.
  • Realizar uma conclusão e reforçar a importância da avaliação dos impactos socioambientais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar o experimento com observações precisas.
  • Realizar a pesquisa com respostas completas e embasadas.
  • Participar do debate com argumentos coerentes e respeito às opiniões dos colegas.
  • Avaliar os impactos socioambientais da produção de materiais sintéticos.