Aula sobre Materiais Naturais E Sinteticos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os materiais naturais e sintéticos estão presentes em nosso cotidiano, desde a roupa que vestimos até os medicamentos que utilizamos. É importante que os alunos compreendam a diferença entre esses materiais e como a produção de materiais sintéticos está diretamente relacionada ao desenvolvimento científico e tecnológico. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um mapa conceitual para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema "Materiais naturais e sintéticos" e pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto. Em seguida, explique o objetivo da aula e como a metodologia da Sala de Aula Invertida será aplicada.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão acessar um vídeo ou texto previamente selecionado pelo professor para que possam se aprofundar no tema. O material escolhido deve conter informações sobre os materiais naturais e sintéticos e suas diferenças.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos, como tipos de cada material, onde encontrar. Forneça materiais para os alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupos sobre as informações pesquisadas e como elas foram organizadas no mapa conceitual. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de materiais naturais e sintéticos, como roupas, remédios e plásticos. Os alunos devem relacionar esses exemplos com as informações apresentadas no mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como as informações foram organizadas. Utilize essa etapa para tirar dúvidas e reforçar conceitos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e perguntar aos alunos o que eles aprenderam sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.
  • Estimular o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de análise e síntese de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Coerência e organização das informações apresentadas no mapa conceitual.
  • Capacidade de relacionar os exemplos práticos apresentados com as informações do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar materiais didáticos adequados para a pesquisa.
  • Auxiliar os alunos na organização das informações no mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos para reforçar os conceitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa com atenção e dedicação.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.