Aula sobre May Might

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


May e Might são verbos modais usados para indicar probabilidade. Eles são frequentemente confundidos pelos alunos, mas têm diferenças importantes em seu uso. May indica uma probabilidade maior, enquanto Might indica uma probabilidade menor. Por exemplo, "It may rain tomorrow" significa que há uma boa chance de chover, enquanto "It might rain tomorrow" significa que há uma possibilidade menor de chover. Nesta atividade, os alunos irão aprender a usar esses verbos de maneira inteligível e aplicarão a metodologia Design Sprint para desenvolver habilidades de comunicação em inglês.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece com uma revisão dos verbos modais que os alunos já conhecem, como should, must e have to. Em seguida, apresente a diferença entre may e might e explique como eles são usados. Você pode usar exemplos de situações cotidianas para ajudar os alunos a entender melhor.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos devem trabalhar em grupos e criar perguntas para entrevistar um colega sobre suas atividades do fim de semana passado. Eles devem usar may e might em suas perguntas para indicar a probabilidade de que algo tenha acontecido. Circule pela sala e ajude os alunos a formular as perguntas corretamente.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos devem criar um storyboard para uma história em quadrinhos que envolva o uso de may e might. Eles devem incluir diálogos que usem esses verbos modais de maneira correta. Você pode fornecer um modelo para ajudar os alunos a entenderem como organizar a história em quadrinhos.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos devem apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma. Incentive os alunos a fazerem perguntas uns aos outros e a fornecerem feedback construtivo. Os alunos devem votar na história em quadrinhos que acham que melhor usou may e might.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Os alunos devem trabalhar em pares para criar um diálogo que use may e might para discutir um evento futuro. Eles devem praticar o diálogo juntos e depois apresentá-lo para a turma. Forneça feedback sobre a pronúncia e a gramática.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre fazendo uma revisão dos verbos modais que foram estudados e incentivando os alunos a praticar seu uso em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação em inglês.
  • Estimular a criatividade dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Uso correto de may e might.
  • Criatividade na criação da história em quadrinhos.
  • Pronúncia e gramática corretas no diálogo.

Ações do professor

  • Fornecer feedback construtivo aos alunos.
  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Estimular a criatividade dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar perguntas e histórias em quadrinhos.
  • Praticar o diálogo em pares.
  • Participar ativamente das discussões em sala de aula.