Aula sobre May Might

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


May e Might são verbos modais que indicam probabilidade ou possibilidade de algo acontecer. Eles são usados para expressar ideias como permissão, sugestão, permissão, entre outras. Esses verbos são frequentemente usados na língua inglesa e são muito úteis para a comunicação em diferentes contextos. Nesta atividade, os alunos irão aprender a utilizar esses verbos de forma inteligível e aplicá-los em situações do cotidiano. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que visa estimular a criatividade e a resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Apresente o conceito de mapa de empatia e explique como ele funciona. Os alunos, em grupos, irão criar um mapa de empatia para um personagem fictício, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em grupos, os alunos irão discutir como o personagem do mapa de empatia pode utilizar os verbos modais "may" e "might" em situações cotidianas. Eles deverão escrever frases com exemplos, utilizando os verbos modais.

  3. Etapa 3 - Exercícios de gramática

    Apresente exercícios de gramática para os alunos praticarem a utilização dos verbos modais "may" e "might".

  4. Etapa 4 - Aplicação prática

    Os alunos irão criar diálogos em duplas ou grupos utilizando os verbos modais "may" e "might", aplicando o aprendido nas etapas anteriores.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas criações para a turma, compartilhando como aplicaram os verbos modais "may" e "might" em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback para cada grupo, destacando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Os alunos irão refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar os verbos modais "may" e "might" de forma inteligível.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas por meio da metodologia Design Thinking.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe por meio da criação de diálogos em grupos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos verbos modais "may" e "might".
  • Criatividade e originalidade na criação dos diálogos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos diálogos.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão sobre o aprendizado durante a aula.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mapa de empatia e explicar como ele funciona.
  • Fornecer exercícios de gramática para os alunos praticarem a utilização dos verbos modais "may" e "might".
  • Fornecer feedback para cada grupo após as apresentações.
  • Estimular a reflexão sobre o aprendizado durante a aula.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe por meio da criação de diálogos em grupos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para um personagem fictício.
  • Discutir em grupo como o personagem pode utilizar os verbos modais "may" e "might" em situações cotidianas.
  • Criar diálogos em duplas ou grupos utilizando os verbos modais "may" e "might".
  • Apresentar as criações para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.