Aula sobre May Might

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula apresentando aos alunos a diferença entre os verbos “may” e “might” e suas respectivas conjugações no presente e no passado. Explique que os dois têm o mesmo significado, porém “might” é considerado mais formal. Mostre exemplos de situações no cotidiano em que ambos os verbos podem ser utilizados.


  1. Etapa 1 - Check-in

    Comece a aula solicitando aos alunos que indiquem o que sabem sobre os verbos “may” e “might”. Registre as respostas no quadro e incentive a participação de todos.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente um vídeo ou áudio que ilustre a utilização dos verbos “may” e “might”, com exemplos de situações cotidianas em que eles são usados. Em seguida, peça aos alunos que, em duplas ou pequenos grupos, anotem as frases que mais chamaram atenção para compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Registro de aprendizagem

    Proponha a criação de um modelo de registro de aprendizagem, com os campos “Check-in” (para anotar o que já sabem sobre o assunto) e “Check-out” (para registrar as novas aprendizagens). Oriente os alunos sobre como utilizar o modelo e peça que o mantenham em suas mesas para registrar as informações que vão sendo discutidas ao longo da aula.

  4. Etapa 4 - Exercícios em grupo

    Divida a turma em grupos e entregue uma atividade que contenha enunciados que utilizem os verbos “may” e “might” em diferentes contextos. Os alunos devem ler os enunciados e discutir em grupo qual verbo é o mais adequado e registrar no modelo de aprendizagem a justificativa para a escolha.

  5. Etapa 5 - Tarefa extraclasse

    Incentive a turma a pesquisar mais sobre verbos modais e que eles se dividam em grupos para apresentar, de forma remota, o tema. Cada grupo pode trazer um aspecto diferente sobre os verbos modais e o uso de “may” e “might”.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Concluída a atividade, solicite aos grupos que compartilhem suas respostas com a turma e aproveite para corrigir possíveis erros. Retome as anotações feitas no modelo de aprendizagem e proponha que registrem novas informações, exemplos ou dúvidas.

  7. Etapa 7 - Exercício individual

    Entregue uma atividade individual para os alunos aplicarem o que aprenderam e usem os verbos “may” e “might” em frases propostas. Oriente também que registrem no modelo de aprendizagem as dificuldades encontradas e as soluções para superá-las.

  8. Etapa 8 - Check-out

    Termine a aula com uma rodada de feedback, solicitando aos alunos que compartilhem suas principais aprendizagens do dia. Peça que registrem no campo Check-out do modelo de aprendizagem as novas informações que adquiriram e os aspectos que precisam ser reforçados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar a diferença entre os verbos “may” e “might” e utilizá-los corretamente;
  • Utilizar os verbos de forma coerente em frases com diferentes contextos;
  • Registrar as principais aprendizagens em um modelo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos verbos “may” e “might” nas atividades propostas;
  • Participação ativa e colaborativa em exercícios em grupo;
  • Registro adequado das informações de aprendizagem no modelo proposto.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos para melhor compreensão dos alunos;
  • Criar situações de aprendizagem em grupo para incentivar a colaboração;
  • Orientar os alunos no uso adequado do modelo de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas;
  • Registrar as principais aprendizagens no modelo proposto;
  • Cooperar com os membros do grupo na realização da atividade em grupo.