Aula sobre May Might
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de iniciar a aula, contextualize o assunto falando sobre a importância desses dois verbos na língua inglesa. Reforce que o domínio desses verbos pode ajudar o aluno a expressar probabilidades e possibilidades em inúmeras situações. Explique também que, na língua inglesa, é comum usar “may” ou “"might" em vez de "probably" ou "possibly".
Etapa 1 - Introdução
Para a introdução, traga algumas situações do cotidiano nas quais o uso desses dois verbos poderia ser empregado, fazendo com que os alunos entendam a relevância do assunto.Etapa 2 - Divisão das Equipes
Divida os alunos em grupos e explique que cada grupo será responsável por criar um jogo relacionado ao tema "May/Might". Cada grupo escolhe um líder, que será responsável por anotar as ideias do grupo e apresentá-las ao final da aula.Etapa 3 - Brainstorm
Dê dez minutos para os grupos discutirem ideias para o jogo. Cada grupo deve criar um mapa de registro com os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?Etapa 4 - Desenvolvimento do Jogo
Os grupos terão 30 minutos para desenvolver seu jogo, utilizando recursos como: papel, cartolina, canetas coloridas, tesoura, cola etc. Reforce que a criatividade é fundamental e que o jogo deve ser engajador.Etapa 5 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo terá cinco minutos para apresentar seu jogo para a turma. O líder do grupo deve explicar o mapa de registro do jogo e os demais integrantes do grupo vão demonstrar como se joga.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a criatividade e o engajamento dos jogos criados pelos alunos. Também é importante avaliar o uso correto dos verbos “may/might”.Etapa 7 - Conclusão
Finalize reforçando a importância dos verbos “may/might” na língua inglesa e parabenize os alunos pela criatividade e engajamento na criação dos jogos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de “Empregar, de modo inteligível, os verbos should, must, have to, may e might para indicar recomendação, necessidade ou obrigação e probabilidade.”.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Correto uso dos verbos “may/might”.
- Criatividade do jogo.
- Engajamento durante a atividade.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Estimular a criatividade dos alunos.
- Avaliar os jogos criados pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Trabalhar em grupo durante a criação do jogo.
- Apresentar seu jogo de forma clara e objetiva.