Aula sobre May Might

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os verbos modais "may" e "might" têm a mesma tradução em português - "pode", porém eles são utilizados em diferentes contextos. "May" significa algo que é possível, mas não necessariamente provável, enquanto "might" é mais usado para indicar uma probabilidade menor do que “may”. No contexto em que serão trabalhados, estes verbos vão expressar possibilidades e probabilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve revisão sobre os verbos modais já estudados em outras aulas.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo terá um conjunto de frases contendo o verbo modal "might". Os alunos devem trabalhar juntos para identificar o contexto em que o verbo está sendo utilizado e criar novas frases com o mesmo verbo.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Os alunos serão divididos em novos grupos. Cada grupo terá um conjunto de frases contendo o verbo modal "may". Os alunos vão trabalhar juntos para identificar o contexto em que o verbo está sendo utilizado e criar novas frases com o mesmo verbo.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Divida novamente a turma em novos grupos. Cada grupo terá um conjunto de frases contendo os verbos "may" e "might". Os estudantes vão trabalhar juntos para identificar o contexto em que cada verbo está sendo utilizado e criar novas frases com os verbos.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Os estudantes vão para a estação de criação de seu próprio modelo da Dinâmica dos 3 Qs. Eles devem elaborar o modelo para o tema da aula, tendo como campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".

  6. Etapa 6 - Aplicação do modelo

    A turma aplica o modelo criado na atividade realizada nas estações anteriores. Cada grupo deve preencher seu próprio modelo e apresentar os resultados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade revisando os conteúdos aprendidos e fazendo uma avaliação geral do desempenho de todos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer a importância dos verbos modais para a comunicação em inglês.
  • Identificar o uso correto dos verbos "might" e "may" em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de avaliação do estudante sobre a atividade e revisar os conteúdos trabalhados nas estações anteriores.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta do modelo da Dinâmica dos 3 Qs na atividade.
  • Identificação correta do contexto de uso
  • Criação de novas frases utilizando "might".

Ações do professor

  • Apresentar o tema e revisar verbos modais já estudados.
  • Explicar a dinâmica da atividade e fornecer os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal".
  • Fornecer as frases para cada grupo.
  • Fornecer o modelo criado pelos alunos e orientar na aplicação.
  • Concluir a aula e realizar a avaliação geral da atividade.

Ações do aluno

  • Participar da revisão e da introdução do tema.
  • Trabalhar em grupos para identificar o contexto e criar novas frases.
  • Criar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Aplicar o modelo na atividade e apresentar os resultados.
  • Participar da revisão e avaliação geral.